O MEDO SEMPRE DÁ CERTO

Amigo leitor, vez por outra escuto a frase "de onde menos se espera é de onde se vem". Bem, dependendo do contexto pode ser verdade, pois também há o oposto: "de onde menos se espera é de onde menos se vem", mas não estou aqui para tratar de linguística ou de interpretação de pensamentos das massas consolidados no tempo, os vultos ditados populares.

 

Desculpe-me se me fiz enfadonho no parágrafo anterior. Prometo ir direto ao assunto. Pois bem, o título desde textículo eu encontrei em um filme da Disney: Zootopia. Nao imaginava encontrá-la em um filme dito infantil. Vou tentar contextualizar a frase.

 

Existe uma cidade onde todos os animais vivem em harmonia, a Zootopia. Como toda cidade há um prefeito, o leão Leonardo e uma vice prefeita que

é uma ovelha.

 

A ovelha inconformada quer da um golpe e assumir a prefeitura e, depois de muita história, a vice prefeita solta esta pérola: " O medo sempre da certo."

 

Ao ouvir a vice prefeita falando isso eu não acreditei. Uma ovelhinha inofensivel. Alguém que passa a maior confiança... Com um pensamento desses... Então eu fiz, e peço que você também o faça, um pequeno exercício. Fechei os olhos e imaginei um dos líderes da nossa política tupiniquim falando igual a ovelha em uma reunião com seus principais correligionarios: O MEDO SEMPRE DÁ CERTO. É uma frase que vai para a direita e para a esquerda não importa quem seja o líder. Se de direita ou esquerda. Se tenha dez ou nove dedos na mão, se veste verde ou vermelho, essa frase poderia vir de ambos os lados.

 

Já que comecei com uma frase de filme vou terminar com essa de Branca de Neve, também da Disney:

"Se soubessem o que eu passei, tudo porque tive medo" Branca de Neve na floresta fugindo da madrasta.

 

Fogo no parquinho!

 

Apêndice I

 

Já aproveitando o acima deixo aqui o meu sentimento: estou com medo. Mas claro que estou. A direita está esticando uma corda frágil demais

Na verdade está mais para um barbante do que uma corda de verdade.

 

Em nossa República o que mais teve foram golpes. Inclusive, para a sua proclamação foi dado um golpe. Em poucos anos estava Getúlio dando seu golpe. Não completou 20 anos do último golpe chegamos a 1964. Um contra golpe ao golpe que a esquerda queria dar. E, desde 1985 ainda não houve golpe.

 

"Mas, George, essa história de golpe na atualidade não dá mais... Estás se preocupando à toa. " Me desculpe amigo leitor, mas mesmo assim tenho medo. Em todos os golpes brasileiros uma peça fundamental foram as forças armadas. E o pior é que,hoje, as forças armas tem um lado que dá para ver de longe. Mas, não é unanimidade. Também tem generais que gostam de uma estrela vermelha nos ombros.

 

Estou com medo e se eu dissesse o contrário seria o maior mentiroso.

 

George Itaporanga
Enviado por George Itaporanga em 26/11/2022
Reeditado em 30/12/2022
Código do texto: T7658648
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.