MINHA POSIÇÃO

"Mentira tinha perna curta, mas cresceu — de tanto anabolizante"

 

Estou lendo o livro Manual do covarde de Guilherme Fiuza. E a frase que trago abrindo o texto é deste livro.

 

"A mentira tem pernas curtas", foi o que sempre aprendi de meus pais. E vez por outra, vinha alguém e me relembrava está frase e fala em um tom de terror: A MENTIRA TEM PERNAS CURTAS.

 

Assisti a Pinóquio e, além de ter pernas curtas ela também crescia o nariz do mentiroso. Era horrível. Na minha mente infantil, aos poucos o mentiroso ia se transformando em algo horrível. Não humano.

 

Fui deixando de ser menino para virar um rapazinho. Nessa idade meu livro preferido, de cabeceira e de sovaco, era a Bíblia sagrada. Nela eu li história como a mentira contada pela serpente à Eva. A mentira de Jacó ao pai para receber a bênção do irmão, a mentira dos irmãos de José para justificar a sua morte de mentirinha, e a mentira contada pelo discípulo de Eliseu para ficar com os presentes de Naama. Em todos os casos, sobrevieram-lhes castigos terríveis e humilhações públicas.

 

Mas, fui crescendo mais um pouco e entendendo o mundo real, que diga-se de passagem, repleto de mentiras. Tirei o meu título título eleitor e passei a acompanhar com olhar de um estudante de humanas a política do nosso país. E fui identificando o que havia de comum entre os homens públicos: mentiras! Promessas mentirosas, propagandas mentirosas, apertos de mãos e abraços mentirosos... Mas, não havia pernas curtas e os narizes não cresciam, o que tinha em comum com o menino Pinóquio era apenas a cara de pau.

 

O tempo passou mais um pouco e abandonei os políticos de estimação. E, quando passei a observar mais de perto, aqueles que defendiam políticos a ferro e fogo, quase sempre, tinham alguém em algum cargo ocupado no governo vigente. Apenas precisando fo meu voto para se perpetuar no poder. Cansei de ouvir tantas mentiras.

 

Não adianta. Para ganhar eles vão mentir para você. Tem um escritor que disse se admirar que eles , os políticos, prometam tão pouco diante do que podem prometer uma vez que nada cumprirão. É tudo mentira.

 

Voltando à frase de abertura a " mentira tinha perna curta, mas cresceu — de tanto anabolizante" e o anabolizante foi a corrupção que subia a outro nível, saiu da casa dos milhões para bilhões e já falam em trilhões, para o espanto de quem ainda pode se espantar.

 

Apêndice I

 

Como está a rua? Pergunta o ministro. Cheia de repórteres. Fala seu secretário.

- Droga. Droga. Perde-se toda a privacidade quando a gente se torna político.

- Mas, ela esta pronta.

- Toda, toda?

-Sim. - Diz o secretário.

- Com óculos escuro?

- Sim.

-Capuz?

-Tudo. Tenha certeza que ninguém vai reconhecê-la. Mas, se o senhor quiser a gente tira ela em outro carro para despistar os parasitas. Ninguém vai nem suspeitar da presença dela.

- NÃO!!! Ela vai sair comigo no carro oficial. Oras... -Disse o Ministro.

Assim que o grande portão se abre começam os cliques. Todos queriam saber quem era aquela que passou a noite com o Ministro.

 

Saíram correndo a pé atrás do carro que ganhava velocidade e passou sem reduzir em uma lombada. E, foi o melhor momento para cliques. Com o impulso da velocidade, da passagem sobre lombada e o freio repentino cairam os óculos e o capuz deixando a acompanhante à vista de todos.

 

Depois, em uma coletiva a justificativa foi que "cachorro também é gente."

Ganhou uma licença especial para cuidar do seu animal, foi exonerado do cargo.

 

Parece até história mentirosa mas é pura verdade. Aconteceu com um ministro da era Collor que utilizou um carro oficial para levar a cadeia ao veterinário. Lembrei dessa história quando eu li que Janja ia subir a rampa do Planaldo ao lado de suas duas cadelas.

 

E por mais que pareça brincadeira, quando era presidente Lula também deu umas voltas em carro oficial com uma cachorra.

 

Na história nada se crua, tudo se repete.

 

"Mas, tu é um bolsominio mesmo. Fala aí do teu presidente!!!!"

Nesta frase há dois erros: não sou bolsominio e nem o Messias é o meu presidente.

 

Segue o link de uma reportagem que mostra que em evento de campanha foi usada até ambulância por parte de correligionários para transportar material de campanha do atual presidente. Ambulância é o cúmulo.

 

https://www.google.com/amp/s/www.metropoles.com/brasil/eleicoes-2022/ate-ambulancia-e-usada-para-levar-material-de-bolsonaro-e-tarcisio%3famp

George Itaporanga
Enviado por George Itaporanga em 25/11/2022
Reeditado em 17/12/2022
Código do texto: T7657950
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.