Hoje é a estreia do Brasil, sil ,sil, e outras

Hoje o Brasil estreia na copa do mundo. Não sei o clima pelo resto do país, mas aqui na rua de casa, parece que o Hexa já está no papo (confesso que essa confiança tota chega a dar medo).

 

Conversando com um vizinho que pelo jeito de andar eu achava que era ex jogado, sabe aquele andar meio acocorado de pernas abertas. Pois bem, hoje eu soube que era uma hérnia de disco. Conversando com ele tive um resumo e o porquê de tanta esperança.

"Argentina já tropeçou diante da fraca Arábia Saudita (mal sabia ele que os hermanos levantariam a taça). Perder um jogo daquele é mesmo que pedir para sair (morrendo de rir aqui). Messe vai se aposentar e não vai ter o prazer e ganhar uma copa. Era merecido, mas está jogando na seleção errada."

 

"A Alemanha também tropeçou diante da seleção japonesa. Um baita de um vexame. Comparado ao dos hermanos. Quem diria, a campeã mundial no Brasil perder para o Japão...."

 

Aí, outro vizinho já entrou na conversa. " Hoje não tem mais esse negócio de menino buchudo não. É tudo na estratégia e na tática. É tudo cria do futebol europeu."

 

"E quem se deu bem foi a Espanha. Pegou a Costa Rica e já meteu logo um 7 a 0. Uma Costa Rica minguada, nem parece aquela que enfrentou o Uruguai em 2014."

 

Bem, fazendo as minhas contas aqui após ouvir os especialistas, a Argentina, Alemanha e Costa Rica estão pendurados. Se seguir por ordem alfabética esta faltando o B nesta ordem e espero que não seja B de Brasil.

******** *********** ********* *********

 

Nostalgia futebolística

 

Acabei de fazer uma viagem à minha infância. Vi na televisão, no pré jogo, o goleiro Taffareu ( acho que essa é a grafia).

 

Todo mundo gritava junto com Galvão: "Sai que é tua Taffareu!!!!!!!" Era emocionante. Nós brincávamos de pelada na rua e quando o nosso goleiro fazia a defesa, por mais simples que fosse, a gente metia na mesma hora o bordão. E, não tinha exclusivismo de "Taffareu" ser apenas de um dos times, se o outro lado também fizesse uma defesassa até os adversários gritavam: Sai que tua... Taffareu.

Era emocionante.

Quando Taffareu se aposentou da seleção brasileira, me parece que foi jogar na Turquia. E a pergunta que fazíamos era: " Se ele pode jogar na Turquia por que não pode continuar mais na seleção?" Ele saiu e entrou Dida. Galvão até tentou o " Saaai que é tua, Dida", mas não colou.

Hoje nem sei quem é o goleiro da seleção. ( Acabei de ver a escalação, o goleiro é Alisson. Não faço a menor ideia de qual time ele joga, se no Brasil ou fora.

 

******* ******* ******** ********** ********

Aquele fatídico dia

 

O ano era 2014 e a sede da copa do mundo de futebol era o Brasil. À trabalho eu estava lá, nunca vi tanta gente chorando na minha vida. Quem estava na base das arquibancadas teve que conseguir uma capa ou até mesmo guarda chuva. Era o brasileiro rasgando o coração de decepção.

 

Cada gol era como uma se flechada saísse do corpo de santo expedito, o padroeiro dos torcedores da seleção brasileira, e fosse espetada em nós. Faltou flechas diante dos 7 gols alemão.

 

Pelo pouco de alemão que entendo eu vi o técnico balançado a mão em sentido de basta. Afinal, 5 já estava de bom tamanho. Mas, mesmo sem querer a bola estava entrando. A única forma de não fazer mais gols era brincar de peru doido e, foi isso que fizeram. E, junto com as lágrimas, o brasileiro ainda encontrou forças para reconhecer a superioridade do oponente e a cada toque de bola gritava: Olé, Olé, Olé.

 

****** ************ ************* ************

Cenários

 

País de Gales e Irã foi um jogo apático, devagar, lento. Até eu me perguntei o motivo de acordar tão cedo para assistir aquela partida.

 

O País de Gales reestreia na copa após 64 anos. Já o Irã tem mais história . Inclusive veio em 2014 ao Brasil.

 

Mas, o jogo foi morno. O que só mudou quando o Irã meteu duas bolas na trave. Que lance. Então, vieram os o 9 minutos onde o Irã fez o que faltou nos 90 minutos do tempo regulamentar. Eles abriram 2 gols. O primeiro foi de fora da área depois que o jogador galês da o corte e a bola cai no pé do iraniano que meteu o chute no canto direito do gol.

 

O País de Gales ficou sem entender como foi possível. "Maldito acréscimos "Enquanto se questionavam, já cansados, o Irã  garantia o segundo gol. Um tutuzinho por cima do goleiro, fechando o caixão da seleção europeia.

 

Como o Irã perdeu a primeira para a Inglaterra e ganhou o segundo jogo, somam 3 pontos. A Inglaterra já tem 3 pontos e vai enfrentar os EUA que também venceu a primeira somando 3 pontos.

 

País de Gales tem duas derrotas somando zero pontos. Praticamente a primeira da chave a cair fora da copa. Estados Unidos e Inglaterra se enfrentam. Se os ingleses ganharem, a Inglaterra soma 6 pontos e os EUA mantém os seus 3, o que o faz brigar pela segunda vaga com o Irã no terceiro confronto deles. Se os EUA ganharam, e ficar primeiro no grupo, a briga será será os ingleses e os iranianos.

 

Por ser campeã do mundo, a Inglaterra tem a torcida reforçada nos bolões. A segunda vaga vai depender justamente do confronto de hoje ( INGLA X EUA)

-----------

 

A seleção senegalesa abriu o primeiro gol agora aos 40 minutos do primeiro tempo. A primeira vitória de uma seleção africana nesta copa de 2022.

 

O gol nasceu após o jogador do Catar "por um ovo". A bola saiu de dentro das pernas pelas nádegas. E não deu outra. Foi bola para dentro.

 

Agora, verdade seja dita, o Catar foi prejudicado pelo pênalti claro não marcado pelo juiz. O jogador do Senegal colide com o oponente sem ao menos tocar na bola. Nem o VAR viu irregularidade no lance.

 

O segundo gol do Senegal nasceu de cabeça. Na cobrança de um escanteio aos 2 minutos do segundo do tempo. Complicou muito a vida da seleção do Catar.

 

E o Catar acendeu a fogueira do jogo. Fez o seu primeiro gol na copa. Um cruzamento longo pela direita, e outro cruzamento bem na cabeça daquele que faria o gol. Deu nem tempo do goleiro senegalês ver a bola.

 

O engraçado foi o goleiro do Senegal segurar a bola e não querer deixar o jogador oponente comemorar com a bola debaixo dos braços como é comum no futebol. Lembrou- me aquele menino chato que se ele não quisesse ninguém pegava na bola.

 

E o Senegal abriu o terceiro gol. Uma troca de passes que finalizou na rede.

 

As minhas apostas neste grupo está na Holanda em primeiro lugar da chave. Até agora o Equador está em segundo. Mas, o Senegal está chegando por fora.

 

Se a Holanda ganhar do Equador, e esse é o melhor cenário para o Senegal, na última rodada Equador e Senegal se enfrentam pela segunda vaga da chave.

 

Já pensou se o Equador ganha da Holanda, nesse caso ele iria para 6 pontos. Aí a Holanda, na última rodada pega o Catar e se perdesse também... ficaria o Equador em primeiro com Senegal e Catar disputando a segunda vaga da chave.

--------- --------------- ---------------‐----- ------------

 

Rememorando os melhores momentos

 

-George, elenque três momentos de copas que estão salvos em tuas lembranças.

 

Quem me conhece sabe que eu não curto muito futebol no dia a dia. Mas, quando a copa chega, eu me disponho a acompanhar uns jogos. Nas minhas lembranças, não vou elencar por ordem cronológica mas afetiva, lembro-me da cabeçada de Zidane, dos dribles de Denilson contra os turcos, e Suárez caindo no chão com a mão nos dentes "morrendo" de dor após dar uma dentada em outro jogador.

 

Mas, também me lembro de Roberto Carlos parando no meio do jogo para ajeitar o meião, e Robinho beijando a cabeça de Zidane como um torcedor francês não teria coragem de fazer. Cabeça suada chega escorria pelo rosto em 2006.

............ ............... .............. .................

 

Equador e Holanda está rolando neste exato momento. E os holandeses já abriram o placar, 1x 0. Infelizmente não acompanhei o primeiro gol. Estava colocando o almoço quando balançaram a rede. Vou esperar para ver no replay.

 

Com esse resultado a Holanda está na cabeça da chave e apta para as oitavas.

Enquanto isso...Goooooooool... do Equad... Pera, pera. Foi impedimentoooo. A seleção do Equador vai à loucura. Seria gol do Estupinan.

 

Estrada vai acabar levando cartão. Está arrumando confusão com todo mundo. Toda bola que ele divide da um empurrão no adversário.

 

Agora foi, agora foi. Estupinan meteu forte, o goleiro defende e no rebote, em cima do goleiro o capitão Valência mete para dentro assinando o primeiro gol da seleção equatoriana.

 

 

 

George Itaporanga
Enviado por George Itaporanga em 24/11/2022
Reeditado em 20/12/2022
Código do texto: T7657013
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.