04- UM PÉ NA HISTÓRIA: MAIS DA PROCLAMAÇÃO

Estou diante de um dos quadros de Pedro Américo, meu conterrâneo da Paraíba. "Tiradentes esquartejado". A obra encontra-se no Museu Mariano Procópio em Juiz de Fora- Minas Gerais. Claro que não estou em Minas. Vi o quadro na Wikipedia, mas com uma excelente qualidade que parede que estou diante do original.

 

Única vítima da conjuração mineira, Joaquim José foi condenado ao enforcamento em 1792. E, além de morto, ainda foi esquartejado. Era para servir de exemplo para todos os outros insurgentes contra o domínio português no Brasil colônia. Sim, o dia da sua morte foi 21 de Abril. A mesma dará do feriado nacional.

 

Você sabia que Tiradentes era militar?

Sim, ele era alfere(s), um posto de oficial equivalente a 2° Tenente. E, qual a característica que nos faz reconhecer se alguém é militar ou não, logo de cara? Isso a barba feita e o cabelo cortado. Mas, não é isso que vemos no quadro. Vemos um Tiradentes barbudo e cabeludo. Se o quadro fosse utilizado como um retrato falado para reconhecimento da família se era ou não Joaquim, com certeza, não o reconheceriam.

 

E, me diga, amigo leitor que chegou até aqui ( muito obrigado, suspeito que são poucos que se enveredam nos texto): qual o barbudo mais famoso de Hollywood, e do mundo, que nasceu lá no Oriente e que é seguindo por bilhões mesmo antes do Instagram e Orkut e que... Está bom já dei dicas suficiente. "É Jesus". Isso mesmo.

 

Agora, vem comigo de novo. O ano em que estamos agora é o de 1889. Ano da Proclamação da República. O Golpe militar que desbancou D.Pedro II. Pois bem, após a Proclamação, a equipe de "marketing " se reuniu e disse: a República precisa de uma cara!

 

Imagino que Marechal Deodoro se prontificou, mas estava muito abatido. Não era nem de longe a cara da nova República.

-Mas, o pintor faz os retoques...

- Mas, quem te conhece vai saber logo que é uma pintura não real... - Imagino Benjamim Constant dissuadindo o Marechal.

E todos voltaram a pensar na cara da República. Já sei. E se for o Joaquim Tiradentes? Foi o único que morreu na inconfidência mineira e eles também queria a República.

 

Pronto. Já tinha a cara da República. E, para sorte de todos, havia um pintor paraibano radicado na Europa que tinha um quadro justamente sobre Tiradentes.

- Que tragam os dois aqui. O artistas e a obra.

 

Quando chegou, teve gente que até se benzer diante do quadro.

- Mas, em qual parte da Bíblia está escrita que O Cristo foi esquartejado?

Um padre presente disse que não era Jesus pois as escrituras dizem que nenhum dos seus ossos foram quebrados, quanto mais esquartejado... Se fosse Jesus era um sacrilégio e ele seria o primeiro a denúncia o pintor ao Papa.

 

Mas, a equipe de marketing entrou em ação: Gente, este aqui é o Pedro Américo.

-Mas, ele não é monarquista?-Indagou alguém.

-Era. Agora é republicano como nós.

Ao lado, Pedro Américo concordava balançando a cabeça, mal entendendo o português devido o longo período nas terras europeias.

-E está é a sua obra. TIRADENTES ESQUARTEJADO.

-Nossa, como parece que Jesus Cristo nosso Senhor. Disse um dos presentes.

- Essa é a intenção. Misturar a "revolucao" com religião. Quem vai se opor?

 

Todos aplaudiram a equipe de marketing, agora tinham a cara da República e ainda sugeriram um feriado para fortalecer o sentimento republicano.

 

Viva à República!

 

*O feriado de 21 de Abril foi instituído em 1965.

 

Talvez você também gostes destes outros textos:

06- Um pé na história: O sonho do rei Pedro II

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7665032

 

05- Um pé na história: Quem fala demais, morre...

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7660789

 

03- Um pé na história: Nos tempos do Império

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7654078

 

02- Um pé na história: A proclamação da República parte 2

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7654076

 

01- Um pé na história: Viva à Proclamação!!!

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7650321

George Itaporanga
Enviado por George Itaporanga em 23/11/2022
Reeditado em 10/12/2022
Código do texto: T7656245
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.