"Patrimônio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro" 

 

              Papo de 02 vascaínos no Uber!

 

7:00h da manhã, segunda feira... o carro seguia bem devagar, naquele trânsito infernal. De instante em instante, olhava o relógio de pulso, receando chegar atrasado ao trabalho. Tinha uma série de situações a resolver, incomodando meu sono e machucando o juízo.

 

Pra controlar a angustia e matar o tempo, alternava a atenção entre o "zap" e a paisagem do trajeto. Nalgum momento... observei um outdoor, que me despertou interesse: nele, vestida com a camisa da seleção brasileira, uma sorridente garota anunciava produto vinculado à Copa do Mundo de Futebol no Qatar.

 

Sem muito entusiasmo, dirigi-me ao motorista do uber:

 

___ Nem parece que a Copa começa próxima semana... poucos carros com bandeiras do Brasil ou escudos da seleção! Esquisito... hein?

___ O senhô tem razão... tá devagá mesmo! (uber)

___ Bom... não sei é a seleção ou se essa eleição doida, que não acaba nunca... ainda, na cabeça desses fanáticos!

___ Futebol... esse ano, já deu pra mim! (respondeu-me o uber... friamente!)

___ Por quê? Não gosta de futebol? (insisti)

___ Adoro! Mas, não tô nem aí pra seleção! Desculpa, se lhe ofendi senhô! (disse-me... o uber)

___ Ahhhh... tudo bem! Não se preocupe! Respeito opinião de todos! (eu... mostrando compreenção)

___ Amor de verdade, só pelo meu time mesmo! Nesse ano, foi sofrimento de dormir em cama de espinho! (uber... em tom dramático)

___ Entendo... chato quando o time tá ruim! (eu... procurando ser solidário)

___ Num sufoco de deixá cristão sem reza, meu time ganhou a maior Copa do Mundo da minha vida! (uber... mais dramático, ainda)

___ Hummmmmm...

___ Se classificou pra série "A", na útima partida! E, no campo do Ituano, que era o favoritaço! Em casa, não perdia há 04 meses! (uber... enaltecendo a importância da partida)

___ Hummmmmm...

___ Senhô... se meu time perdesse o jogo, ía pro terceiro ano seguido na série "B"! (uber... eufórico)

___ Compreendo bem sua angustia, nessa circunstância do campeonato! (eu)

___ Gritei, xinguei, briguei, sofri como Cristo na cruz... tava no “Diasepam”! Acredita? Graças a Deus, deu tudo certo! (uber... emocionado)

___ Ahhh.... vascaíno, né? Conheço bem essa angustia! O seu Vasco é o meu time de coração! (eu... revelando minha identidade)

 

Dei um 'time' na conversa, suspirando longamente pra relaxar. Relembrei a 'saga vascaína' pra conquistar o acesso à série "A", em todo o seu percurso: jogo a jogo. "Coisa de torcedor fervoroso!", pensei. 

 

O sofrimento dos vascaínos tem raízes profundas: 04 rebaixamentos em 12 anos. Somente conseguiu voltar ao grupo dos maiores, pela força do amor incondicional da sua fanática torcida: o grande craque, ao longo do ano. Lotando estádios por todo o país e empurrando o time (fraco) a vitórias improváveis... como naquela partida decisiva, realizada em Itu.

 

E, num desabafo do fundo de minh'alma, externei o sentimento do "ser" vascaíno, nos últimos anos...

 

___ Contra o Ituano... vi meu filho tenso, com os olhos cheios d'água! Comecei a rezar, temendo o pior!

___ O Senhô? Mesmo? (uber... incrédulo)

___ Quando o juiz apitou o final da partida, abracei meu garoto e desatamos a chorar! Um choro de alegria e alívio, extravasando a paixão pelo nosso Vascão!

___ Vixe... então, o senhô foi pro “Diasepam” também? (uber)

___ Não... “Rivotril” faz efeito mais rápido, pra mim! (eu... concluindo a conversa)

 

Post Scriptum

 

                                

 

Texto dedicado ao vascaíno ERASMO CARLOS, conhecido carinhosamente pelo epíteto de "Tremendão" ou "Gigante Gentil".

 

Genial letrista, multi-instrumentista e cantor de voz miúda, autor de mais de 600 músicas registradas no ECAD, Erasmo Carlos foi um ícone da Jovem Guarda e pioneiro do rock nacional, tornando-se um dos mais importantes e queridos artistas, dos últimos 60 anos.

 

Em parceria com o "Rei" Roberto Carlos ou com outros músicos, compôs dezenas e dezenas canções, que fazem parte da memória afetiva dos brasileiros: Detalhes; Sentado a Beira do Caminho; Festa de Arromba; Cachaça Mecânica; Gatinha Manhosa; É Proibido Fumar; Minha Fama de Mau; É Preciso Saber Viver; Vem Quente que eu Estou Fervendo; Filho Único; Sou uma Criança, não Entendo Nada; Cavalgada; Amada Amante; Debaixo dos Caracóis; Emoções; Mesmo que Seja Eu; Mulher (Sexo Frágil); A Carta; Do Fundo do meu Coração; A Montanha; Jesus Cristo; Nossa Senhora; Além do Horizonte; Eu te Amo, te Amo, te Amo;Todos Estão Surdos; Mais um na Multidão; etc.

 

Era comum vê-lo feliz e orgulhoso, vestido numa camisa do Vasco. Aliás, o mesmo clube do seu parceiro, amigo e irmão Roberto Carlos. Em entrevista ao Terra (2009), revelou a origem desse sentimento: "Eu nasci Vascaíno. Mas me apaixonei de verdade pelo time no fim dos anos 40, quando a equipe era chamada de Expresso da Vitória. Foi durante a Copa de 1950. Eu tinha nove anos de idade, escutava as transmissões pelo rádio e oito jogadores daquela seleção brasileira eram do Vasco. Além disso, toda hora éramos campeões de alguma coisa. Com o tempo, minha paixão foi aumentando cada vez mais".

 

Enfim... São inúmeras as homenagens e manifestações que Erasmo que dedicou ao seu Vasco da Gama, incluindo a emotiva composição... “Nosso Vasco Campeão”.

 

 

Nosso Vasco Campeão

 

Que bonito é o início da constelação
De estrelas amarelas,
Na bandeira do Vascão (2x)

Sai da frente
Que o nosso Vasco vai passar
Grande como é sua torcida
Unida pra fazer seu time campeão, mas que emoção

Nas águas da vitória eu vou nadar
E no maracanão vou festejar

 

Cruz de malta no peito do almirante,
Fé em Deus, nosso eterno comandante

Obrigado..
A bola vai rolar, o bicho vai pegar
E a rede balançar

Encantado..
Por essa multidão de preto e branco,
É a cruz de malta no lugar do coração !

 

Antônio NT
Enviado por Antônio NT em 23/11/2022
Reeditado em 08/12/2023
Código do texto: T7656041
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.