Eternamente Yolanda! Pablo Milanés

Há muitos anos essa canção faz parte de meu repertório, sendo uma das mais pedidas nos lugares por onde passei, tocando e cantando. Seja em português, seja em espanhol. Uma das músicas de Pablo Milanés que o eternizou pela América Latina, nas vozes de vários Mestres de nossa Música, como Chico Buarque, e Simone,no Brasil  e Mercedes Sosa de San Miguel de Tucumán - Argentina.

 

Pablo Milanés, um cubano e grande compositor, músico e cantor foi eternamente feliz ao compor essa canção, para homenagear sua amada esposa Yolanda Benet, em 1970,

(ano em que eu nascia, na cidade de Nova Lima, nas Minas Gerais em meu Brasil),  por dar a luz à filha do casal. Na época teve que se ausentar de Havana, capital de seu país e para compensar essa ausência num momento tão sublime da vida deles, ele fez a essa letra e música. 

Parabéns por nos brindar com essa joia rara. 

 

Tenho lindos, emocionantes e inolvidables registros apresentando nos palcos de um evento literário internacional em Puerto Iguazu, na Argentina, onde tive a honra de tocá-la no violão e cantá-la, acompanhada de improviso, pelo músico e poeta amigo, Victor Hugo Valledor, argentino, nos sopros, uma flauta transversal.

 

Foi um lindo momento que ficou marcado para sempre em minha vida e na vida de todos os presentes onde todos cantaram comigo e os idiomas se fizeram uno, envolvidos pela emoção e magia daquele momento inesquecível.

 

Que siga brilhando a sua luz, querido Pablo Milanés, e o seu dom divino, junto às estrelas do firmamento!

Gratidão imensa!

Segue o link da apresentação no Youtube

https://www.youtube.com/watch?v=jkxg8wEuwv0

Pablo Milanés

1943 - 2022

Eternamente Yolanda!

22/11/2022

*Dia do Músico

 

Valéria Cristina Gurgel
Enviado por Valéria Cristina Gurgel em 22/11/2022
Reeditado em 13/01/2023
Código do texto: T7655615
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.