DOM CASMURRO: "Bentinho mal tem quinze anos. Capitu fez quatorze à semana passada"

Se você já leu ao livro Dom Casmurro de Machado de Assis deve ( não que você seja obrigado, mas se quiser assistir não irá se arrepender) também assistir à minissérie da Globo que explora o livro. E, a cereja do bolo é a Capitu.

 

Rapaz, a atriz que interpreta Capitu e o ator que faz Bentinho entregam de forma excelente os seus personagem ( o que faz Dom Casmurro também Fiquei com um pouco de medo apenas da prima Justina, parece que saiu de um filme de terror).

 

Bentinho cabe muito bem na frase proferida por sua mãe: " Bentinho mal tem 15 anos..." E realmente. É um jovem com olhar de criança ainda. Aquela cara de bobo de olhos arregalados. Eu mesmo me vi nele quando tinha a mesma idade. A gente é desengonçado. A cabeça pende para o lado oposto do corpo os braços e as pernas em desarmonia. E, quando viamos uma menina que nos interessava logo éramos denunciados pelo rubor das nossas bochechas e aquela velha encurvada do dorso para esconder uma possível, como posso dizer? Emoção dos "membros" inferiores.

 

"Capitu fez 14 semana passada." Ahhh aqui não tem como ter sido verdade. Concordo plenamente com seu pai que diz para Bentinho: "Quem dirá que esta pequena tem quatorze anos? Parece dezessete." É certo que as meninas amaduressem mais rápido que os meninos (ainda mais agora com o hormônios que a industrial estão colocando na carne e nos cereais). Seus relógios biológicos despertam mais cedo. Seus corpos desabrocham primeiro em comparação ao dos meninos. Mas, na minissérie... Acho que eles amadureceram demais a Capitu. Se ela fosse assim mesmo na história de futuro seminarista, ele tinha razão em não querer ir ao seminário, em querer estar ao lado dela a todo custo e sempre procurar seus beijinhos.

 

A produção soube explorar o universo de Bentinho e Capitu. Sim!!!! E o olhar! Caramba, aquele olhar de cigana dissimulada citado pelo agregado também foi retratado na produção de forma magnifica.E como ela ficou linda. Justifica todos os ciúmes sentidos por Bentinho, não sei se cabia o desejo de esguelar prima Justina ou a morte da mãe quando estava acamada. Mas, que ela era linda, era lindíssima, fazendo uso dos superlativos de José Dias.

 

Você também poderá gostar destes outros textos, basta clicar em cima:

 

01-DOM CASMURRO: Como tudo começou

 

02- DOM CASMURRO: UMA REUNIÃO SOBRE O FUTURO

 

03- DOM CASMURRO: A rua onde todos moravam

 

12-DOM CASMURRO: A inscrição

 

04- DOM CASMURRO: As armas do homem

 

05-DOM CASMURRO: FILHO DO HOMEM

 

06-DOM CASMURRO: CHAPEU DE HOMEM

 

07-DOM CASMURRO: Começar bem e acabar bem não era pouco

 

08- DOM CASMURRO: Bentinho mal tem 15 anos. Capitu e quatorze à semana passada

 

09- DOM CASMURRO: UNIVERSO PARALELO

 

10- DOM CASMURRO: UMA CÉLEBRE TARDE DE NOVEMBRO

 

11- DOM CASMURRO: Um dever amabilíssimo

 

12- DOM CASMURRO: A INSCRIÇÃO

 

13- DOM CASMURRO: AI VINDES OUTRA VEZ, INQUIETAS SOMBRAS?

George Barbalho
Enviado por George Barbalho em 22/11/2022
Reeditado em 10/12/2022
Código do texto: T7655603
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.