31- POLÍTICA COM PIPOCA: AMIGO DO PASSADO...

Amigo leitor, amiga leitora que acompanha a minha "coluna" diária Política com Pipoca ( deixa eu entrar no personagem de que sou um escritor jornalista que acompanha o mundo político, por favor), confesso a você que, quando vi que Luiz Inácio estava fazendo uso de um jatinho para ir ao Egito, eu coloquei a mão no rosto e desci lentamente como fazem nos filmes quando alguma coisa da errada. Isso mesmo algo está errado. É a história se repetindo.

Digo que a história se repete mas com outra roupa. Essa agora é com jatinho, na primeira versão foi com jantar. Na verdade não foi jantar mas achei a sonoridade jatinho-jantar forte e impactante.

Não foi um jantar, mas a recepção de posse do primeiro mandato de Lula. 1° de Janeiro de 2003. Ao custo de 1,5 milhão também pago por um amigo. Ai, ai, ai, quem era esse amigo? O Marcos Valério.

Para você que não sabe quem é o Marco Valerio vou te dizer. Hoje ele é um presidiário. Deveria puxar 40 anos de cana, mas já caiu para o domiciliar, o MP recorreu e agora ele se divide entre o presídio e sua casa. Mas, nem sempre ele foi presidiário. Quem ele era antes de ver o sol nascer quadrado? Então.

O Marcos era ( ou é ainda) amigo do Delubio Soares, ex tesoureiro do PT, um presidiário que teve sua pena perdoada em 2016. Bem, o Marcos, além de financiar a recepção de posse, foi acusado e condenado por ser o canal de distribuição de dinheiro no mensalão. E um escândalo não é suficiente, ele também esteve envolvido na lava jato.

E, antes de tudo era só um amigo. Igual o dono do jatinho que é apenas um amigo que já foi delator e pagou multa de 200.000.000,00 de reais. Viva aos amigos da República!!!

APÊNDICE I

O financiador foi o Marcos Valério ( delator e presidiario) a pedido de Delubio Soares ( presidiário perdoado) e quem organizou a festa foi Duda Mendonça( delator). Só a nata.

APÊNDICE II

Como estou sem televisão e não estou afim de assistir ao jogo da Argentina que está perdendo para Arábia Saudita eu resolvi assistir ao discurso de Luiz Inácio na posse de 2003. Um discurso longo de 44 minutos!

Nos primeiros 10 minutos ele esculhamba o governo de Efêaga ( como o chama Fernando Veríssimo) e faz a exaltação do combate à fome.

Eu vejo no seu primeiro discurso palavras bonitas e muita intenção de fazer da certo o programa de combate a fome, o Fome Zero, só que o discurso ao longo da estrada foi ficando para trás, sendo impedido de ser realizado por um simples detalhe, a corrupção. E, aqui, parafraseando o presidente de 2003, eu refiz o primeiro parte só seu discurso. É o que segue :

... "Eu desejo, antes de qualquer outra coisa, convocar o meu povo, justamente, para um grande multidão cívico, para um multidão nacional contra a fome.

Num país que conta com tantas terras férteis e com tanta gente querendo trabalhar, não deveria haver razão alguma para se falar em fome. No entanto, milhões de brasileiros, no campo e nas cidades, nas zonas rurais mais desamparadas, e nas periferias urbanas, estão neste momento sem ter o que comer. Sobrevivem milagrosamente abaixo da linha da pobreza quando não morrem de miséria mendigando um pedaço de pão. Essa é uma história antiga.

O Brasil conheceu a riqueza dosbengenhos e das plantações de cana de açúcar dos primeiros tempos coloniais,as não venceu a fome. Proclamou a independência nacional e aboliu a escravidão,mas não venceu a fome. Conheceu a riqueza das jazidas de ouro das Minas Gerais, e da produção de café do Vale do Paraíba,s não venceu a fome. Industrializou-se e forjou um notável e diversificado parque produtivo, mas não venceuna fome. Isso não pode continuar assim.

Concordo em gênero e número com o Presidente Lula, e até aponto as causas de tanta fome em nosso país. A corrupção. Cada real roubado dos cofres públicos é menos alimento na mesa do brasileiro, menos escolas, menos saúde, menos segurança. E o pior é ter que ouvir uma petista subir a tribunal a da Câmara Câmara dizer que só foram desviados 6 bilhões da Peteobras.

Segue a lista de alguns escândalos de corrupção que perpetuam a fome e a miséria em nosso país:

Petista é indiciado pela PF por desvio de verba do Fome Zero. ( Veja, 2013)

Para Frei Beto corrupção atrapalha Fome Zero ( Estadão, 2003)

Esquema do mensalão desviou ao menos 101 milhões, ( O Globo, 2012)

Levantamento da PF aponta desvios de mais de 48 bilhões de reais em 4 anos no país com corrupção, ( G1, 2018).

Apêndice III

Aqui, pensando com os meus botões, tive uma lembrança e comecei a rir comigo mesmo.

Estava lembrando do filme Um morto muito louco que passava 5 vezes no mesmo mês na globo junto com Lagoa azul e Um príncipe em Nova York. O motivo das minhas risadas foi a eventual comparação que fiz entre o morto do filme e o presidente Bolsonaro. Ambos eram carregados nos braços por terceiros

É assim que o presidente tem vivido. Outros falam por ele, seja Mourão, Braga Neto ou Costa Neto. Mas, cadê o homem???

Apêndice IV

Até agora o presidente e o vice estão brincando de batata quente: quem vai passar a faixa para Luiz Inácio? Jair diz que vai passar a batata para Mourão; Mourão diz que é atribuição do presidente e já saiu pela culatra. Vamos ver no dia 01, qualquer coisa, pendura ela em um prego na parede do Planalto que Luiz passa e pega. Um self services de faixa presidencial.

Apêndice V

No seu discurso de posse de 2003 Lula diz que a sua missão é acabar com a fome no Brasil. E o programa ele já tinha, o Fome Zero, que incluía o Bolsa Familia além de outros programas.

Mas, como é que alguém deixa de passar fome? Bem, alguém deixa de sofrer com a fome quando há alimento disponível em sua mesa. E quais as formas de se obter esse alimento? Um, por meio de auxílios pagos aosais necessitados e dois, por meio de geração geração emprego e incentivo ao empreendedorismo para que o pobre tenha autonomia financeira.

E, qual o sistema que um governo populista adotaria?

A resposta está na história e prestes a se repetir.

Mas, dessa nem Jair escapou, viu que se não injetasse dinheiro em programas populistas estaria fora da corrida à reeleição, tentou mas foi tarde.

George Itaporanga
Enviado por George Itaporanga em 22/11/2022
Reeditado em 10/12/2022
Código do texto: T7655334
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.