DOM CASMURRO: Começar bem e acabar bem não era pouco.

Só quem já se meteu a escrever algo sabe que é uma tarefa nada fácil. Às vezes começamos, mas nada garante o final. Por isso o título do texto. É uma frase do livro Dom Casmurro.

 

Tem ocasiões em que as ideias não estão a fim de ir para o papel, e você fica diante de uma frustração a ponto de roer a caneta, afundar as letras do teclado ou quebrar a tela do celular.

 

Sou metido a escrever crônicas, artigos comentados sobre alguns tema de literatira e de Direito, contos e alguns haikas. Estes últimos são os mais impiedosos comigo: como eu não consigo elaborar três versinhos? Só três...

 

A ideia pode até estar na mente... Só que apenas não quer ir para o papel. Como se tivesse vida própria.

 

Foi o que aconteceu com Bentinho!!! Se lembram de quando ele estava no seminário e lá teve lampejos de um soneto? "Oh! Flor do céu! Oh! Flor, cândida cândida pura!" Este é o verso responsável por tirar o sono de Bentinho. Ele não sabe se realmente é um soneto ou versos.

 

E, realmente, é uma situação ruim. Você tem uma base para seu texto mais não sabe qual será o seu formato, porque diferente de uma prosa poética que vira e mexe pode virar, acho que dá, uma crônica, uma carta; os formatos de poesias não é tão maleável por causa da métrica e outras caracteristicas específicas.

 

Mas, não dá pra desfazer da ideia. Já nasceu! E só quem já teve uma ideia parida na mente, sabe da dificuldade de se livrar dela. Cria raízes, ou melhor, pernas, e fica livre e solta dentro da gente.

 

Quer saber outra coisa que faz a nossa ideia de texto se tornar perturbadora, como se já não bastasse a sua forma, é o seu significado.

 

Ahhh... O significado. Uma flor nunca é apenas uma flor. E nem quando é para ser só uma flor, mesmo assim, alguém sempre verá algo diferente.

 

Com seu primeiro verso, Bentinho está indeciso com o significado que sua flor terá: Capitu, D.GLÓRIA, Justica, virtude, poesia, religião... É uma palavra que pode se transvestir de vários significados. E qual o significado a palavra deve ter? Se eu fosse da um conselho ao Bentinho, eu só diria que: escreva! E deixe que o leitor dê o significado. Não sei se é, mas talvez seja o segredo dos grandes escritores.

 

Depois de não conseguir pensar em mais nenhum verso para alimentar seu soneto ele decidiu fazer o versinho final. Tendo o primeiro e o último já era melhor do que ter nenhum. E o último seria: "Perde-se a vida, ganha-se a batalha!"

 

Não sei ainda como ele vai adubar seu poema, mas vai ser interessante, começando com flor e terminando com batalha... vamos ver como Bentinho vai acabar isso ou se mesmo chegará a acabar.

 

Você também poderá gostar destes outros textos, basta clicar em cima:

 

01-DOM CASMURRO: Como tudo começou

 

02- DOM CASMURRO: UMA REUNIÃO SOBRE O FUTURO

 

03- DOM CASMURRO: A rua onde todos moravam

 

12-DOM CASMURRO: A inscrição

 

04- DOM CASMURRO: As armas do homem

 

05-DOM CASMURRO: FILHO DO HOMEM

 

06-DOM CASMURRO: CHAPEU DE HOMEM

 

07-DOM CASMURRO: Começar bem e acabar bem não era pouco

 

08- DOM CASMURRO: Bentinho mal tem 15 anos. Capitu e quatorze à semana passada

 

09- DOM CASMURRO: UNIVERSO PARALELO

 

10- DOM CASMURRO: UMA CÉLEBRE TARDE DE NOVEMBRO

 

11- DOM CASMURRO: Um dever amabilíssimo

 

12- DOM CASMURRO: A INSCRIÇÃO

 

13- DOM CASMURRO: AI VINDES OUTRA VEZ, INQUIETAS SOMBRAS?

George Barbalho
Enviado por George Barbalho em 21/11/2022
Reeditado em 10/12/2022
Código do texto: T7654814
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.