03- UM PÉ NA HISTÓRIA: NOS TEMPOS DO IMPÉRIO

Amigo leitor, estou metido a estudar um pouco a história. Não só do Brasil, e nem apenas contemporânea. Estou disposto a absolver tudo. Estou com a curiosidade das crianças impregnado em mim. Não quero saber menos do que aquilo que eu possa saber. É a minha filosofia.

 

Tive um excelente professor de história no funamental, o professor Jailto. Quisera lembrar de tudo que ele me ensinou, mas é impossível. Então, iniciei uma pesquisa na Internet para saber como eram as eleições na época do Império.

 

Para senador era fácil. Bem, fácil, fácil, não era. O cara tinha que ter uma renda de 800 mil res anuais. Lá na Wikipedia e tendo como fonte o livro de Laurentino Gomes, 1 conto de reais, se fosse hoje, seria o equivalente a 123.000,00 reais. E, para ser senador do Império eram necessários 800 milrés. Somente "barão" riquíssimo podia ser senador. Pela Paraiba foi senador:Flávio Clementino da Silva Freire, o barão de Mamanguape. Depois tento descobrir mais senadores do tempo do Imperador.

 

Para ser deputado era exigida a metade da renda anual de um senador, ou seja 400.000 milrés anuais. Só um lembrete, os senadores eram vitalícios. Os deputados não.

 

E quem eram os eleitores dessa época? Vamos excluir as mulheres e os escravos e os menores de 25 anos salvo se fossem militares, sacerdotes ou bacharéis. Mas, ainda havia outro detalhe. Os eleitores eram divididos em dois grupos.

 

Pasmem, havia eleitores que elegiam outros eleitores para escolher os deputados e senadores.

 

Se você pensou que quem era pobre escolhia um eleitor rico para votar nos ricos está certíssimo. Aos poucos vamos entendendo como o Brasil de hoje foi formado.

 

Talvez você também gostes destes outros textos:

06- Um pé na história: O sonho do rei Pedro II

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7665032

 

05- Um pé na história: Quem fala demais, morre...

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7660789

 

04- Um pé na história: Mais da proclamação

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7656245

 

02- Um pé na história: A proclamação da República parte 2

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7654076

 

01- Um pé na história: Viva à Proclamação!!!

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7650321

 

George Itaporanga
Enviado por George Itaporanga em 20/11/2022
Reeditado em 10/12/2022
Código do texto: T7654078
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.