27- POLÍTICA COM PIPOCA: A TRANSPARÊNCIA!!!

"A guerra se inicia quando a política termina." Está frase está escrita na apresentação do livro Ocaso do Império de Oliveira Viana, se não me engano, de 1925.

Quando bati o olho nela ( na frase) não foi possível deixar de fazer uma atualização da mesma com os nossos dias.

Dias sombrios, por certo. Eleições conturbadas. Povo dividido entre dois projetos principais embora houvessem quase uma dezena de candidatos à presidência da República, inclusive um "candidato Padre".

Mas não é sobre as eleições que desejo falar, e sim, sobre o pós eleições. Há dezoito dias que a nação borbulha feito um grande caldeirão de feijoada. Centenas de milhares, dizem que até milhões de manifestantes estão acampados em frente a quartéis em todo o país.

Confesso que inicialmente o movimento não me entusiasmava em nada. Ir às ruas e pedir golpe, intervenção militar, intervenção federal, volta da ditadura... Isso passa longe de democracia. Com razão a grande mídia os chamava de golpistas.

Parece-me que, aos poucos, o movimento foi se reorganizando e já não são vistas mais tantas faixas com o s já ditos impropérios contra a Democracia. O foco agora são a confiabilidade da urna eletrônica. Parece-me que essa demanda seja legitima.

Outrora chamados de golpistas por atentarem contra a democracia agora, quem chamará de antidemocraticos àqueles que desejam mais transparência no processo eleitoral? Sendo a transparência um dos fundamentos da nossa democracia, um princípio republicano.

Acredito que agora os papéis se inverteram, golpistas são aqueles que não querem a transparência. Que escondem os dados e códigos que garantiriam a clareza que falta para se fazer uma auditoria independente.

Aqui, eu cito novamente a frase de abertura do texto: A guerra se inicia quando a política termina. Por favor, usem a política como instrumento para solução desse conflito. Porque a guerra não deve ser interessante para ninguém, ou interessa?

George Itaporanga
Enviado por George Itaporanga em 18/11/2022
Reeditado em 06/12/2022
Código do texto: T7652628
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.