Eureka, Eureka

Ah... como diria Arquimedes, o grande sábio grego da antiguidade: Eureka, eureka [1]...

Eureka, eureka... Meu Pai do céu, eu controlo tudo, controlo tudo para ser feliz, controlo tudo para que o mundo não vá pelos ares, controlo tudo para que haja harmonia universal entre os humanos, controlo tudo, tudo, controlo tudo o tempo todo meu Pai do céu.

Eureka, eureka... Controlo meus pensamentos, palavras e atos, tudo devidamente controlado para agradar a você, para agradar ao pai, ao filho, aos outros, ao mundo e ao Espírito Santo, amém.

Eureka, eureka... preciso controlar tudo, eu estou no centro, eu sou o universo e o responsável por tudo o que nele acontece, preciso controlar tudo para que tudo funcione, tudo... Controlar para que a máquina de lavar funcione; controlar para que o ferro de passar roupa funcione; controlar para que minha mãe funcione; controlar para que meu pai funcione; para que meus irmãos funcionem; controlar para que os professores funcionem; controlar para que tudo, absolutamente tudo funcione, porque se não funcionar viverei num mundo disfuncional, se não funcionar...

Eureka, eureka... se não funcionar eu serei o responsável pela disfuncionalidade mundial; se não funcionar apontarão o dedo para mim; se não funcionar gritarão comigo; se não funcionar serei desprezado; se não funcionar serei rejeitado; se não funcionar serei ridicularizado; se não funcionar, serei transformado no inútil pó cósmico que será varrido da casa e assoprado universo afora por toda a eternidade e além; se não funcionar, eu arderei na chama eterna do inferno pela minha incompetência em salvar todo o planeta de sua disfuncionalidade global, será minha a culpa, minha culpa, minha máxima culpa.

Eureka, eureka... preciso controlar tudo, preciso ser uma máquina de pensar, pensar com exatidão matemática, um mais um é igual a dois, caso eu erre a professora fica desconsolada, meu pai fica desolado, o prefeito fica desgovernado, o general de plantão fica desconfiado, o motorista do ônibus fica desnorteado e o veículo tão desgovernado quanto o prefeito e o mundo fica, enfim, todo descontrolado... Ah, Ah, Ah... ele não sabe que um mais um é igual a dois, ele é uma besta, ele é uma besta quadrada, ele é um João ninguém, ele é burro, ele é um banana, ele é meio paradão, ele não é muito certo, ele é meio estranho, ele... Ainda consigo ouvir as insanas vozes das limitantes crenças.

Eureka, eureka... preciso controlar todas as minhas ações para não ferir todas estas pessoas — estranhas pessoas —, caso contrário elas ficarão magoadas; caso contrário elas gritarão; caso contrário elas entrarão em estado de fúria; caso contrário elas me negarão carinho; caso contrário me deixarão a sós a ver os navios que nunca atracarão no porto; caso contrário me deixarão solitariamente na curva da estrada, esperando por alguém que jamais virá; caso contrário me deixarão sozinho no alto do pasto olhando para o céu, aguardando o pouso do inexistente disco voador que virá da terra de São Nunca...

Eureka, eureka... Um mais um dois; dois vezes dois quatro; sete vezes sete quarenta e nove; quinze vezes quinze duzentos e vinte e cinco; a raiz quadrada de de dezesseis é mais ou menos quatro, tudo certinho, tudo bonitinho, tudo sob o meu controle... Consegui, consegui, agora todas as pessoas estão contentes, todas as pessoas estão felizes, sorrindo e em paz, todas as estrelas estão no céu, todos os peixes estão no mar, todos os rios seguem os seus cursos, pois eu posso controlar tudo, eu sou o centro, eu tenho a força.

Eureka, eureka... não sou o eu de agora — um homem — no controle do universo exterior a fim de que todos sejam felizes, no controle do meu próprio universo, tão somente uma criança interior em mim tentando desesperada, alucinada e inutilmente controlar a si própria de forma tão contumaz, a fim de que todos aos seu redor não se sintam tão infelizes, pois os infelizes costumam ferir.

Eureka, eureka... a infeliz criança que jamais conseguiu controlar a infelicidade alheia se transformou num pobre homem, o triste carcereiro de sua própria felicidade. Misericórdia meu Senhor e meu Deus, misericórdia.

[1] Eureka, eureka — Descobri, descobri

Agricultor Urbano
Enviado por Agricultor Urbano em 17/11/2022
Código do texto: T7651805
Classificação de conteúdo: seguro