26- POLÍTICA COM PIPOCA: AS FERIDAS DO PRESIDENTE

Na democracia é assim, Jair, um ganha e o outro perde. Nem sempre o que julgo melhor será o escolhido por meu próximo. E essa divergência de opiniões nos constroem. Se entendemos isso, somos democratas. É levantar, sacudir a poeira e ir para luta democraticamente. Mas, parece que o senhor precisa de um pouco mais de tempo para entender isso. E, está perdendo a oportunidade de fortalecer um possível caminho para 2026.

Quando falo, falo como alguém alguém está buscando entender um pouco mais sobre política, políticos, eleitores e campanhas. E para ser sincero, o senhor passou 3 anos falando "grosserias" (comum para o brasileiro médio quando se está em uma roda com amigos, mas não quando se fala como presidente ), se trumbicando nas palavras, governando como se estivesse em um churrasco com os amigos no quintal de casa ( aqui pode-se falar da forma que bem entender, só cuidado para não não gravado). Se não queria seguir a liturgia do cargo ao pé da letra, ok. Mas, dá uma de Jânio... Ou ser o caçador de Marajás número 2... Tendo dentro de casa possíveis marajás e o senhor mesmo sendo acusado de ser também, não soa bem.

Em entrevista recente, o senador eleito pelo Rio Grande do Sul e seu vice presidente da República Hamilton Mourão disse que o seu erro foi o discurso contra a vacina durante a pandemia. E não apenas esse. Foi todo o seu discurso negacionista sobre vários temas sensíveis ao povo brasileiro.

O que Lula está fazendo nos Egito nesta COP? Preenchendo uma lacuna ambiental e governamental deixada pelo senhor. É tanto que o senhor não foi ao encontro. Não sei se vergonha, constrangimento de ter "dois" presidentes brasileiros ocupando o mesmo espaço mas só um angariando toda a atenção.

Mourão disse que o senhor está em retiro espiritual. Presidente, já está demorando demais. Tem milhares nas ruas e não é justo que o senhor fique quieto. O que estás esperando, as forças armas dizerem que houve fraude? O STF e o TSE aceitarem o pedido de anulação da eleição proposto pelo PL? Sabemos que esse pedido não vai nem ser analisado. Não adianta chorar mais. É só se recompor e voltar ao trabalho. Pronto. Se não conseguir, não é feio pedir para sair, apesar de faltar menos de 2 meses para o fim do teu mandato.

Apêndice I

E a transição??? O vice presidente eleito Geraldo Alkimin está com a caneta mágica cuspindo tinta para todo lado. O que seria, inicialmente 50 nomes já está se tornando quase 300. Se a República fosse a Loba de Rômulo e Remo, ela deveria no lugar de pelos ter tetas.

Os 50 da transição são aqueles que podem ser co tratados mediante pagamento. Eles auxiliam na transição e recebem ao entorno de 2 a 18 mil reais, talvez um pouco mais, mas é isso. Os demais aderiram ao dia D do voluntariado do Partido.

É tanta gente que dá dá sensação que o palanque vai quebrar. Pronto. Está parecendo o trio elétrico do dia em que Lula foi preso. Chega o caminhão pendia de um lado para o outro...

Vamos ver alguns nomes dos que estão na equipe de transição:

Na agricultura o nome que eu conheço é o da senadora por Tocantins Katia Abreu. Pecuária, candidata a vice na chapa de Ciro em 2018 e no processo de impeachment votou a favor de Dilma, o que acarretaria em sua expulsão do MDB. E, já foi ministra da agricultura na era Dilma. Então, é aliadissima do PT. Não sei como ela se relaciona com os demais ruralista, se bem que ela já foi também sindicalista e presidente da CNA.

Tatiane de Abreu Sá. Pesquisando na Internet, e sendo quem eu encontrei na pesquisa, é uma técnica do EMBRAPA. Outro técnico da EMBRAPA é Silvo Cristina, inclusive foi diretor da empresa pública durante o governo Lula.

Joe Valle, um engenheiro florestal e político, parece que mais do último do que do primeiro.

Evandro Gussi, um advogado. Até agora não achei algo que o ligasse ao tema da agricultura. O que achei foi que no impeachment ele votou a favor... do Processo. Mas, deve ter se arrependido.

Luis Carlos Guedes Pinto, ex ministro de Lula na pasta da agricultura entre 2006 e 2007.

Por último, na pasta da transição da agricultura tem-se o nome do senador pelo estado do Mato Grosso e agropecuarista Carlos Fávaro do PSD.

Integrando a pasta de ciência e tecnologia para a transição temos os seguintes nomes:

Alexandre Navarro, com extenso currículo apresentado no site da fundação João Mangabeira, é um nome técnico e já integrou o governo Dilma como ministro interino no ministério da integração nacional.

Em pesquisa encontrei o site "Convergência digital" que ja tinha feito uma lista com os indicados para o grupo de transição da área de ciência e tecnologia. Segue o link: https://m.convergenciadigital.com.br/Governo/Ex-ministros,-ex-Dataprev-e-ex-Finep-na-transicao-de-Ciencia-e-Tecnologia-61948.html?UserActiveTemplate=mobile

"A lista para C&T é a seguinte: 

– Alexandre Navarro, vice-presidente da Fundação João Mangabeira

– André Leandro Magalhães, mestre em engenharia aeronáutica, ex-presidente do Dataprev

– Celso Pansera, ex-deputado federal e ex-ministro

– Ildeu de Castro Moreira, ex-presidente da SBPC

– Glaucius Oliva, ex-reitor da USP, cientista renomado

– Ima Vieira, doutora em Ecologia

– Iraneide Soares da Silva, doutora da Universidade Estadual do Piauí

– Leoni Andrade, Senai

– Luis Manuel Rebelo Fernandes, professor da PUC-RJ

– Luiz Antonio Elias, ex-secretário"

Na comunicação temos os seguintes nomes:

André Janones, advogado mineiro, eleito deputado federal para a proxima legislatura

Talvez esteja na equipe da comunicação por ser ativo mas redes sociais.

Manuela D'ávila, gaúcha, sem mandato, volta ao cenário nacional com a transição.

Antônia Pellegrino, roteiria e produtora.

Florestal Fernandes Jr. Filho do Professor e político Florestan Fernandes, é jornalista.

Helena Chagas, jornalista e já foi ministra de Dilma.

Helio Doyle, Jornalista e ex secretário da Casa Civil do DF.

João Brant, segundo o site mídia ninja, ele é um militante da comunicação. Já integrou o governonpetista em outro momento.

Laurindo Leal Filho, jornalista e ex secretário de esporte de São Paulo na época de Erudina.

Otávio Costa, ( na Internet só aparece Otaviano Costa, adota outro nome aí meu filho para fortalecer a tua identidade. Isso também é comunicação.)

Tereza Cruvinel, jornalista e dos citados acima ela já é a terceira que faz parte do portal jornalístico Brasil 247.

Viviane Ferreira, da Bahia, outra produtora de cinema,

Em breve trarei os nomes dos outros grupos de trabalho da transição.

Apêndice II

Vi agora no site de notícias UOL a lista dos integrantes da transição que receberão pagamento para o exercício da função. São 14 até o momento. Alkimin mais 13! Eis a lista:

Geraldo Alckmin - Nível 7 - R$ 17.327,65

Floriano Pesaro - Nível 6 - R$ 16.944,90

Paulo Bernardo - Nível 5 - R$ 13.623,39

João Luiz Silva Ferreira - Nível 5 - R$ 13.623,39

Márcio Fernando Elias Rosa - Nível 5 - R$ 13.623,39

Miriam Belchior - Nível 5 - R$ 13.623,39

Pedro Henrique Giocondo Guerra - Nível 5 - R$ 13.623,39

José Pimentel - Nível 4 - R$ 10.373,30

Cassius Antônio Rosa - Nível 4 - R$ 10.373,30

Maria Helena Guarezzi - Nível 4 - R$ 10.373,30

Wagner Caetano Alves de Oliveira - Nível 4 - R$ 10.373,30

Daniella Fernandes Cambauva - Nível 4 - R$ 10.373,30

Fábio Rafael Valente Cabral - Nível 4 - R$ 10.373,30

Vinicius Carnier Colombini - Nível 4 - R$ 10.373,30

Eu confesso que são salários modestos para quem estão coordenando uma transição de governo. Creio que pelo trabalho e tempo, se realmente trabalharem de forma séria, eles estariam ganhando mais na iniciativa privada, em suas consultorias e empresas. Pois, esses salários estão na sua forma bruta. Quando forem diminuídos dos imposto de renda e da previdência caem uns 3 a 4 mil reais, eu acredito.

Eu, no meu cargo público que exerço, obtido mediante concurso público, se fosse convidado para compor esta equipe de transição, eu declinaria o convite. A responsabilidade é muito grande comparando com o retorno.

Agora, sabemos que somado a isso tudo, temos o pagamento de diárias, que a depender do valor pode duplicar o valor recebido de salário. Aí, já vai ficando interessante. De repente, o nomeado para transição vai ficando por Brasília para cargo em comissão, acrescenta-se o auxilio moradia que pode chegar a 5.000 mil reais, salvo engano, vou pesquisar e se estiver errado corrijo. A depender do cargo, um carrinho oficial... Aí as coisas vão melhorando. Mas, mesmo assim, prefiro estar onde estou.

Apêndice III

Integrando o grupo de transição na área de turismo temos ela, nadaais nada menos do que a sexóloga tupiniquim mais famosa de outrora. Aquela que, diante de reclamações de usuários dos maus serviços das companhias aéreas, ela ensinou uma solução prática: "Relaxa e goza". Pronto, se você for igual a 99% dos brasileiros que, ou tem memória curta ou fingem que não se lembram, não saberá dizer quem proferiu essa pérola, mas eu te refresco a memória. A autora desta frase é Marta Suplicy.

Outro integrante da equipe de turismo é o Veneziano e já está cumprindo seu papel. Foi para o Egito, pelo menos não foi de jatinho,as como nem tudo é perfeito, com certeza fomos nós quem pagamos sua passagem. O detalhe é que na viagem de volta uns manifestantes recepcionaram a comitiva que Veneziano estava e junto dele o também senador da República Randolfo Rodrigues. Randolfo não se aguentou e meteu logo o "Perdeu, Mané ", suponhonque este será o slogan do novo governonpara lidar com os opositores. Parece até que estou vendo isto sendo repetido na tribuna da câmara e do Senado.

Sim, é na hora do pega para capar, enquanto Randolfo estava no auge da discussão, Veneziano colocou sua capa de invisibilidade e meteu o pé para longe. Enquanto Randolfe era segurado por partidário e continuava a cuspir o "Perdeu Mane."

George Itaporanga
Enviado por George Itaporanga em 17/11/2022
Reeditado em 06/12/2022
Código do texto: T7651774
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.