Copa do Mundo no Catar - 2022

O Catar é um país do Oriente Médio situado na península Árabe margeada pelo Golfo Pérsico, com uma área de 11.571 km quadrados e uma população de 2.931 milhões conforme o censo de 2021, e tem como capital Doha, uma cidade moderna localizada na baia de Doha, com 2.382 milhões de habitantes. Por todo o país predomina uma planície árida e baixa coberta de areia com pouca vegetação nativa, com temperatura que varia de 14 graus célsius a 45 graus célsius ao longo do ano.

O Catar já foi ocupado pelo Império Otomano e Reino Unido e conseguiu a sua independência em 1971 e se tornou num estado soberano. A forma de governo é Emirado, Monarquia Absolutista Constitucional e Estado Unitário; e é governado por um Emir da família Al-Thani. (O emir ou emira é um título de alto comando utilizado no mundo islâmico e está um grau superior dos xeques e equivale a um príncipe). A língua é o Árabe. A religião oficial é o Islamismo. A moeda é o Rial catarense.

Em meados da década de 70 o país deixou de ser uma nação de pescadores para se tornar no 4º país mais rico do mundo, com um PIB de US$ 112.789 devido a descoberta de grandes reservas de petróleo e gás natural, que gera 70% de suas divisas e 85% das exportações. O Governo tem investimentos fora do país, em empresas como a Volkswagen, Shell e Porsche.

Com a intenção de se aproximar os países ocidentais e orientais, o Catar apresentou a sua candidatura à Copa do mundo de 2022 junto com Estados Unidos, Coreia do Sul, Japão e Austrália. Em 02 de dezembro de 2010, a FiFA escolheu o Catar para sediar a Copa do Mundo de futebol masculino, se tornando a 19ª nação a sediar uma Copa do Mundo. A FIFA também anunciou a data para 20 de novembro a 18 de dezembro, uma medida adotada para evitar as altas temperaturas no país nos meses de junho a julho, em torno de 45 graus célsius.

É um país sem muita tradição no futebol. Em 2019 conquistou o seu maior feito ao conquistar o título da Copa da Ásia ao vencer o Japão por 3 a 1. O seu principal jogador é Almoez Ali, natural do Sudão, e joga no Al-Duhail Clube do Catar, e chegou no país aos 10 anos de idade. É o menor país e primeiro do Oriente Médio a sediar o torneio da Copa do Mundo; é também a primeira vez que participa de um torneio tão grande, que é orgulho para os catarenses ou catarianos. O Brasil é o único país do mundo a participar de todas as Copas e que mais conquistou títulos; e mais uma vez chega como favorito. É a seleção mais assediada pelos catarenses.

O ex-presidente da FIFA Joseph Blatter, que comandava a entidade em 2010 afirmou em 08-11-2022 que a escolha do Catar para sediar a Copa do Mundo de 2022 foi “um erro”, e que a intenção era escolher os Estados Unidos com um gesto de paz com a Rússia que sediaria 2018, mas que não pode alterar os critérios para a escolha do Catar. Por ser um país muçulmano com cultura religiosa radical haverá algumas restrições aos torcedores turistas, como a moderação no uso de álcool, na maneira de se vestirem, com recato, cobrindo ombros e joelhos, e em relação as mulheres devem evitar as calças leggings e outras roupas apertadas ou curtas, e também evitar carícias em público.

Goiânia, 16-11-2022

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 17/11/2022
Código do texto: T7651737
Classificação de conteúdo: seguro