POLÍTICA COM PIPOCA: DE CARONA É MAIS BARATO...

Leia também:

De como nasce a corrupção, uma de suas facetas

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7666813

 

2026 é logo ali

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7643394

 

Eita feriado "bão". Tão "bão" que merece mais de uma crônica Política com Pipoca. O que não falta são assuntos: ultrapassamos a marca de 8 bilhões de pessoas no mundo. Henrique Meireles diz que Lula "Dilmou" ( essa eu

tenho que tecer uma palavras minguadas sobre depois). Mas, está última manchete é a que me arregala os olhos da cara: "Lula vai á COP 27 em jatinho de amigo".

 

Mas, o governo que só começa em 01 de janeiro de 2023, já está andando com amigos fazedores de favores a tira colo e o pior, nem é mais às escondidas: é para eventos internacionais...

 

"Mas, qual o problema de uma carona?" O problema que é que em nossa República que está em festa ( 15 de novembro) um favor nunca é só um favor. Um amigo nunca é só um amigo.

 

Imagine por 30 segundos o meu trabalho. Eu sou pregoeiro em um órgão federal. De caneta a construção de prédio, tudo deve ser feito por licitação ( explicando melhor o que eu faço ou fazia, já que o coração não permite mais).

 

Determinado dia, uma participante de uma licitação me aparece e me oferece uma vaga no seu jatinho para participar de um evento de licitação internacional em Portugal. E eu aceito todo feliz. Afinal, com o favor economizarem horas, dinheiro e não terei inconvenientes comum que se tem em aeroportos.

 

Continue comigo, amigo leitor, já estou terminando. Meses depois, em uma licitação de R$ 100.000.000,00 a empresa amiga ganha.

 

É aberta a faze de recursos e, pasmem!!! Uma das empresas que perdeu a licitação cita a minha viagem de carona para a Europa e diz que eu tenho relações obscuras com a empresa campeã.

 

Sabe o que aconteceria comigo? Seria submetido a uma investigação interna, no meu órgão, seria submetido a outras investigações pela CGU, TCU e PF. Teria os ossos dessossados da minha carne e muito certo devolveria ao erário alguma quantia de milhares de reais além da multa de igual valor.

 

Mas... fazer o quê? Neste país ser político é a profissão mais honesta. Já eu, sou um maldito concursado que tem mais que sofrer.

 

Apêndice I

 

O Deputado Sanderson, do PL-RS, já deu o primeiro "tiro" na guerra que será a patrulha contra o governo Lula. O que a esquerda patrulhou a direita nos últimos 4 anos vai lhe ser devolvido.

 

Sanderson protocolou junto à PGR investigação sobre o uso do jatinho particular para ir ao Egito. Não adianta criticar o Deputado. Ele está fazendo o trabalho dele.

 

Apêndice II

O dono do jatinho e empresário do ramo da saúde é um velho conhecido da República. Segundo os tabloides, é amigo de Lula, a ponto de ir ao casamento do Presidente e de ter pendurado em sua sala uma foto emoldurada do mandatário que só saiu da parede por um curto espaço de 580 dias, o tempo da prisão dos 9 dedos... Afinal, ter a foto de um presidiário como decoração não trás lá muita sorte.

 

Na verdade, o empresário também já passou uns dias no xilindró. Envolvido em um esquema de doação ilícita ao PSDB, mais especificamente ao Senador José Serra de São Paulo. Nunca pesquisei a vida de Serra, mas sempre achei que ele fosse dos ruins o menos ruim... Voltemos ao empresário. Ele pagou uma multa de apenas 200 milhões de reais ( nossa senhora, uma mega da virada de multa) e foi liberado.

Viva à República!!!

 

Apêndice III

 

Por que cargas d'agua os políticos, juristas, e a alta casta pensante da nação brasileira vai discutir sobre política nacional nos Estados Unidos? É um evento chamado Lide Brazil Conference.

 

Foi nesse evento que o excelentíssimo Ministro do Supremo Barroso chamou um confrontador de "Mané".

 

Creio eu que o evento lá nas terras do tio Sam fosse para se evitar tais manifestações. Mas, brasileiro é como formiga, está espalhada em todo canto.

 

 

Apêndice IV

 

Quem também está no Lide Brazil lá nos Estaites é o ex Presidente e dito traidor pela também ex Presidente Dilma: Michel Vampirão Temer.

 

Em discurso ele disse que tanto Lula quanto Bolzo deveriam proferir palavras de harmonia. Não é o que acha o ex duplamente presidiário José Jenuíno ( preso na ditadura e preso na República. Aposto que se vivesse na época do Império também seria preso.

 

Em entrevista ao Piauí, ele disse que Lula quer harmonia, mas ele quer o conflito. Digo só para ele ir para frente de um quartel e da uma volta por lá, se é conflito que ele quer.

 

Apêndice V

E, por falar em quartéis, pelo amor de Deus Pai... Pedir intervenção militar na tentativa de impedir um futuro governo "comunista" não é o caminho republicano mais indicado. Na verdade, nem caminho é.

 

Pedir golpe militar por si só é algo que gera instabilidade imagina um golpe mesmo? Para. Já falei em outros textos que o que não vão faltar são motivos para se protestar. Já tem-se o primeiro: a viagem à COP em jatinho de amigo. Protestem contra isso, mas contra a democracia... Vocês estão dando razão ao serem chamados de golpistas e criminosos pela grande mídia e esquerdistas. Nem quem é de direita cai nesse terrível canto da sereia.

 

Apêndice VI

 

E, já saíram em defesa do cidadão Lula. Digo cidadão porque na hora que ganhou a eleição já o pegaram nos braços e saíram gritando: Presidente, Presidente, Presidente. Mas, na hora que ele entra em um jatinho particular de um amigo pessoal e vai à COP... Dizem que ele não ocupa cargo algum até 01 de janeiro. Foi o que disse o advogado Luiz Carlos da Rocha, segundo a Folha.

Deixa eu só um falar um dito popular que se eternizou na letra de uma música dos anos 90 e, peço a você amigo leitor, se for possível, faça a coreografia, caso se lembre: "Pau que nasce torto nunca se endireita. Segura o thanch, thanch, thanch, thanch, thanch."

 

Apêndice VII

 

E, quando eu acho que é apenas o jatinho que está em discussão em nossa República me vem a tona a hospedagem das férias do Lula pós eleição.

 

O futuro presidente e sua digníssima esposa ficou hospedado em casa de amigos. E, parece que para ser amigo de Lula tem que ter o pré-requisito de ser fichado pelos órgãos de segurança.

 

Fiquei 17 dias internado desde o feriado de 28 de outubro. Assisti canais de reportagem esse tempo todo quase que 24 horas e ninguém não tocou sobre onde Lula estava passando as férias e nem de quem seria a residência.

 

 

George Itaporanga
Enviado por George Itaporanga em 15/11/2022
Reeditado em 12/12/2022
Código do texto: T7650584
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.