01- UM PÉ NA HISTÓRIA: VIVA Á PROCLAMACÃO!!!

Ahhh... Meu amigo leitor, o dia 15 de Novembro. Dia nobre. De grande festividade democrática e republicana, afinal, estamos comemorando a proclamação da nossa República que foi realizada 1889. Bem, parece que não é bem assim, não é verdade? Talvez, se não fosse feriado nacional não faria a menor diferença nas nossas vidas.

 

Por favor, amigo leitor, não me acuse de antipatriota ( só não me peça como demonstração do meu amor à pátria me pendurar em um caminhão em movimento, minhas costas não aguentam) mas, todos sabemos ( todos é uma palavra muito forte, alguns, alguns é melhor) que na verdade foi dado um golpe. "Mas, foi um golpe do bem", alguém poderia argumentar ( explicando o golpe do bem: é aquele que me beneficia) . Me diga, você leitor, por que não foi feita uma consulta democrática aos votantes da época ( já que a palavra povo é forte para o período)? ( Talvez, se tivessem uma bola de cristal deixariam Pedro II no poder até a sua morte que se daria dali a 2 anos, aos 66 anos).

 

Na verdade fizeram um consulta uns 100 anos depois e a República ganhou. A monarquia já estava pulverizada da mente da população. Tinha Mas nem graça mais. Voltemos a história do golpe da proclamação da República.

 

A nossa proclamação não nasceu da insatisfação das massas. É verdade que há 100 anos os movimentos separatistas e pro república fervilhavam no Brasil. A inconfidência mineira foi reprimida com mão tão forte que o Joaquim foi esquartejado para da exemplo. Dezenas de outros movimentos foram massacrados pela força do exército e o que eles queriam? A Proclamação da República e o que eles ganharam? Porrete nas costas e chutes nas nádegas para dentro das cadeias e execuções. Mas, agora era diferente. Os insatisfeitos eram os detentores das baionetas. Nesse caso, quem os iriam reprimir? Dessa vez o imperador estaria só.

 

Marechal Deodoro da Fonseca proclama a República e já despacha o imperador para Europa em exílio. Era o início da nossa República, que tal qual a independência, não teve participação popular ( já dizia Aristides Lobo: " O povo assistia aquilo bestelizado). Assim como durante a primeira República que não teve participação popular e na República do café com leite também não me lembro do povo e depois na era Gertúlio fomos presenteados com uma ditadura e depois outra ditadura e por fim a democratização, mas o povo ficou de fora de novo... Mas, quem liga para nada disso. Viva ao feriado da proclamação da República a coisa mais palpável que coube ao povo.

Feliz feriado para você.

.....

Talvez você também gostes destes outros textos:

06- Um pé na história: O sonho do rei Pedro II

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7665032

 

05- Um pé na história: Quem fala demais, morre...

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7660789

 

04- Um pé na história: Mais da proclamação

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7656245

 

03- Um pé na história: Nos tempos do Império

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7654078

 

02- Um pé na história: A proclamação da República parte 2

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7654076

 

 

George Itaporanga
Enviado por George Itaporanga em 15/11/2022
Reeditado em 10/12/2022
Código do texto: T7650321
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.