81- CRONICANDO: COMENTANDO NOS TEXTOS DOS OUTROS

"Precisa desarmar o circo não. Deixa como tá. O judiciário fazendo a mágica de desaparecer processos e condenações, Bolsonaro fazendo piada de assunto sério, e Lula fazendo o truque do dedinho que some e aparece com uma mão enquanto a outra faz carinho na Petrobras. E nós? De amarelo ou vermelho ora aplaudimos quem fica no picadeiro por 4 anos ora torcemos contra só para ver o circo pegar fogo."

O texto acima é o comentário que acabo de fazer no texto de uma escritora aqui no Recanto. Nós sabemos que a interação por meio de comentários nos fortalece, é uma energia, quase que vital, para continuar escrevendo.

Toda vez que comento procuro valorizar o que achei de interessante no texto. Nunca puxo para baixo. Se meu comentário for para enfraquecer meu par,eu não o faço. Se o texto não estiver bem escrito ou faltar coerência nas ideias, antes de comentar eu vejo o histórico do autor e leio mais. Às vezes, a pessoa está em um dia sem inspiração, quem nunca? Ou é um iniciante. E al´me do mais, um único texto não define um escrito.

Amo de paixão comentar textos poéticos, haikas, mini contos. São textos fáceis. Os primeiros são curtinhos e possuem toda uma narrativa. São completos. Início, meio e fim em poucas linhas e, os poéticos trazem as belezas da vida em seu corpo textual, não tão difícil de louvar.

Agora, crônica... É outra história. Nunca é fácil. Bem, quando o texto tem um tom cômico, este é fácil de comentar. Comento e até hoje nunca recebi em réplica uma reposta rude. Na verdade, os escritores amigos que recebem meus comentários têm sidos generosos comigo. Mas, eu fico com um pé atrás quando a crônica trás um viés político. Eu fico me roendo para comentar algo e penso: será que o amigo escritor irá compreender meu comentário? Em quase todas as crônicas do gênero que eu leio fico sem comentar. O que menos quero é arrumar uma treta virtual grátis.

Às vezes, 1% dos casos, eu me aventuro a tecer algumas palavras, não sem receio. Mas aí, eu mantenho a compostura, exponho meu ponto de vista de forma republicana e torço para o escritor me compreender. Afinal, escrever aqui no Recanto é bom mas, interagir com os colegas é bem melhor.

George Itaporanga
Enviado por George Itaporanga em 13/11/2022
Reeditado em 31/03/2024
Código do texto: T7649155
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.