77- CRONICANDO: 12 anos no Recanto

Esta semana faz 12 anos que publiquei meu primeiro texto aqui no recanto. Parece que foi ontem. É certo que teve uns períodos que escrevi mais, em outros dei uma parada, mas nunca abandonei as letras.

Minha modalidade preferida é a crônica. Não sei bem explicar o porquê, talvez seja a influência que sofri de Luiz Fernando Veríssimo nos livros da escola, o Jabor, e outros escritores aleatórios. Gosto de crônicas por causa do estilo despojado. Parece uma conversa. Uma conversa de bar. Sem grandes pretensões.

Depois da crônica gosto de escrever contos. Mini e micro contos mais especificamente. Acho incrível você contar uma história com início, meio e fim com três ou quatro linhas. Tenho uns 50 mini contos aqui no recanto e lembro do processo criativo de cada um.

Já os contos maiores, eu talvez tenha um ou dois.

Na linha dos mini contos tem os haikas. Três linhas que contam um história com pitadas de poesia. Já poesia, eu não me dedico muito. A métrica, rima, tudo requer trabalho. Eu prefiro a escrita direta e rápida.

A última modalidade que faço uso é o artigo. Estou metido a estudar Direito e, uma forma de melhor fixar o assunto é escrevendo sobre as lições que vou aprendendo.

E meus personagens! Uns são frutos da minha imaginação outros são meus filhos, sobrinhos, esposa, até meu falecido cão, o Rex. A minha primeira crônica publicada foi uma conversa que ouvi entre minha namorada, hoje esposa, e duas amigas. E, aí está a beleza de escrever, que não é apenas vomitar palavras em uma folha, mas, antes de tudo ouvir.

Aqui no Recanto estou com 3 centenas de textos. Tenho mais umas centenas espalhadas por papéis avulsos que ainda não publiquei. Espero em breve organizá-los e publicar um ou dois livros com eles.

A publicação não me fará mais ou menos escritor, mas deixarei meus pensamentos para a posteridade.

George Itaporanga
Enviado por George Itaporanga em 08/11/2022
Reeditado em 25/11/2022
Código do texto: T7645397
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.