POLÍTICA COM PIPOCA: PONTO DE VISTA

Leia também:

Vocação para vice

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7637060

 

De carona é mais barato

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7650584

 

Só uma coisa que me deixa na dúvida: a eleição de Lula o torna inocente como ele queria? Bem, a resposta muda a depender de onde vem.

 

Para a base de Lula nunca ouve corrupção, ou assim eles acreditam. Ou se houve corrupção, foi como a futura ministeriável Gleisi Hoffmann já disse: " O que são 6 bilhões perto do faturamento da Petrobras..." Esse tipo de discurso só visa diminuir a corrupção e até torná-la irrelevante.

 

Há outra ala de apoiadores que, mesmo acreditando na corrupção, nos roubos, desvios, malas de dinheiros, 50 milhões em apartamento, dinheiro na cueca, contas nos exterior, mesmo após tudo isso, " ele rouba, mas faz."

 

Há os líderes mundiais que, em frenesi, como formiga atrás de açúcar, saíram em fila indiana praticamente a expulsar Jair da cadeira e deitar Lula no seu trono. De direita a esquerda, de democracia a ditadura, todo mundo queria falar com o eleito e parabenizá-lo.

 

Há também aqueles que estão cientes da real situação de Lula. Que ele não foi inocentado. Que o processo voltará a correr algum dia, se ele ainda for vivo, ( acho que não pagará mais nada devido a idade e prescrições) e que só está livre por manobras jurídicas confirmando a velha maxima: o crime compensa.

 

Por fim, há o próprio Lula, a única alma mais honesta neste mundo, talvez nem o Papa.

 

APÊNDICE II

QUEM É JOSÉ GUIMARAES?

Quem é o senhor cabeça chata ( reconheci de longe o cearense)fazendo sombra a Lula no palanque da vitória? Você não se lembra dele? É o José Guimarães, deputado federal-CE, irmão de outro José, o Jenuino. Este último envolvido em escândalos, condenações e prisão. Já o Guimarães teve assessor pego em flagrante com dinheiro na cueca. Mas, segundo pesquisei no site Antagonista, o assessor foi inocentado por falta de prova. Que maior prova eles queriam eu não sei dizer.

Sim!!! Em 2012, o próprio Guimarães também foi inocentado pela justiça. Vida que segue.

 

APÊNDICE III

E, por onde anda a Manuela Dávila? Não a vi subindo no palanque de Lula! Vamos esperar para ver o que lhe cabe.

 

APÊNDICE IV

A FORMAÇÃO DA BASE

Sozinho não dá para governar, principalmente, quando se tem uma Câmara e um Senado com forte base bolsonarista. A bancada que apoia o atual governo é maior que a bancada do PT e seus aliados atuais.

Mas, o fiel da balança é, e como sempre foi, o grupo denominado de Centrão. O Centrão é nada mais que aquele grupo eleito que pode ser impatizante de ambos os lados a depender da conveniência. Não têm amarras ideológicas tão fixas. E, é atrás desses deputados e senadores que o PT já está indo costurar as possíveis alianças. MDB, UNIÃO, PSD, são alguns dos partidos que já estão sendo procurados. Vamos ver e esperar a forma como eles serão acomodados no governo, uma vez que não somaram durante a campanha.

 

 APÊNDICE V

Waldemar Costa Neto diz ter pedido a Dilma diretoria de banco estatal

Este é o título de uma notícia do jornal Estado de Minas do longínquo ano de 2011. E o que temos de novidade nesse caso? Absolutamente nada. Esse Waldemar é o dono do PL, partido de Bolsonaro e que acabou de da um cargo a Jair para acomodá-lo na legenda, como uma espécie de consultor, com casa, salário e roupa lavada. Afinal, o homem agora não tem mais a super caneta Bic e ser lançado as feras não é a intenção inicial dos seus ainda aliados.

 

Mas, fiquemos no pedido pouco republicano de Waldemar. Ele pediu isso em troca de apoio ao governo da petista. Mas, para que ele queria uma diretoria de banco? Qual a finalidade? Em que essa diretoria o ajudaria a cumprir a sua missão como deputado federal? São perguntas que não saem da mente. Ouvi em um depoimento ou entrevista da Lara jato que um gerente da Petrobras havia devolvido R$ 100.000.000 aos cofres públicos fruto de pura e simples e nojenta corrupção. Infelizmente, Não consigo vislumbrar outra intenção de um político ao fazer politicagem com empresa/instituição pública.

( CASO NÃO TENHA INTENÇÃO DE VOMITAR, NÃO PESQUISE MAIS A FUNDO A BIOGRAFIA DO WALDEMAR. RENUNCIOU DUAS VEZES O CARGO DE DEPUTADO PARA ESCAPAR DAS PENAS DA LEI POR CRIMES RELACIONADOS AO MENSALÃO).

 

Leia também:

 

A transparência

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7652628

 

A candidatura de Gentilli

https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/7645276

 

 

 

 

 

 

 

George Itaporanga
Enviado por George Itaporanga em 02/11/2022
Reeditado em 12/12/2022
Código do texto: T7641025
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.