16- POLÍTICA COM PIPOCA: AS VOZES...

I

-Senhor Presidente...

-ESTOU EM REUNIÃO!

-Desculpa, Senhor.

- VAMOS RETOMAR, ESPELHO MEU... CADE OS MEUS SENADORES E DEPUTADOS QUE NÃO ME DEFENDEM?

- As vozes das urnas são soberanas....

II

O silêncio do presidente não é novidade alguma. Afinal, ele é discípulo de Trump, outro político que também não é muito chegado a reconhecer uma derrota.

Isso não significa que ele irá barrar a transição, mas também não significa uma abertura, está mais para um " se eles quiserem sabem como fazer" e isso está incomodando a mídia e boa parte dos vitoriosos.

Aparentemente, ter ganhado não foi o bastante. Ganhar sem tripudiar ou sambar na cara do perdedor não é vitória completa. E, Bolsonaro como um vencedor que também faria o mesmo, não quer se dá ao risco de ter a sua imagem, já tão debilitada, mais desgastada ainda.

III

Aos caminhoneiros

Manifestar-se é um direito legítimo. Porém, este direito não abarca a manifestação de pensamento que viole cláusulas petreas da Constituição.

Querer violar o Estado Democrático de Direito não é algo que encontre apoio na nossa CRFB. Desejar uma intervenção e a volta de um governo militar por meio de uma intervenção também não. Apesar da democracia ser uma delícia, ela tem instrumentos menos doces para que a paz social seja mantida e, um deles é a multa de R$100.000 por hora para quem continuar bloqueando as rodovias Brasil a fora.

IV

E, finalmente Jair falou! Não disse muita coisa. Não reconheceu a derrota. Não pediu paz aos manifestantes. Não falou sobre a transição dos governos... Praticamente ficou calado.

George Itaporanga
Enviado por George Itaporanga em 01/11/2022
Reeditado em 06/12/2022
Código do texto: T7640422
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.