Resumo das eleições

Hoje, 31-10-2022, as eleições de 2022 em que foram escolhidos o presidente da República, os governadores, um terço dos senadores, deputados federais e estaduais (distritais) chegaram a um fim. De norte a sul e do leste a oeste aconteceram muitas mudanças ou surpresas, ou renovações em que velhos candidatos não conseguiram se reeleger.

Dentre os mais de 20 partidos, o PT foi o que mais perdeu terreno, com exceção da eleição de Luiz Inácio Lula da Silva que volta ao poder 12 anos depois. Nesse intervalo, Lula passou por maus momentos, viu a presidente Dilma, sua escolhida para sucessão ser impedida de governar, e as investigações da Lava Jato manchar reputação do seu partido e encerrar a carreira de muitos aliados envolvidos em corrupção.

Durante o processo da Operação Lava Jato, Lula também foi acusado de receber propinas, processado e condenado em 2ª instância pelo Tribunal Regional da 4ª Região (TRF-4), e foi preso e cumpriu mais de 01 ano de prisão. Numa reviravolta, em 15-04-2021, por oito votos a três, o STF (Superior Tribunal Federal), confirmou que os processos da Operação Lava Jato em tramitação na 13ª Vara Federal de Curitiba contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva terão que ser refeitos, e, por isso, a duas condenações contra Lula nos casos tríplex do Guarujá e sítio de Atibaia foram anuladas.

Em 22-04-2021, o STF decidiu que os processos contra Lula serão refeitos em Brasília, na TRF1 - Justiça Federal da 1ª Região -, e confirmou o julgamento da Segunda Turma da Corte que considerou o ex-juiz Sergio Moro parcial ao julgar Lula no caso do tríplex do Guarujá. Com esta decisão, Lula recuperou os seus direitos políticos e ficou livre para disputar as eleições de 2022, a não ser que fosse condenado em outros processos em segunda instância antes do pleito, o que não aconteceu.

Não podemos esquecer que na época, Lula foi massacrado pela mídia 24 horas por dia e até a sua prisão se tornou num Reality Show. Depois de solto se tornou o queridinho, o candidato perfeito, e todas as suas acusações foram esquecidas porque o alvo era o presidente Jair Bolsonaro, inimigo número 01, por amenizar a Covid-19,cortar alguns benefícios e pregar a religiosidade. A imprensa considerada o quarto poder conseguiu mudar a opinião de uma parte dos eleitores. Até os institutos de pesquisas pareceram desfavoráveis ao presidente. Com isso, a derrota foi inevitável mesmo com uma pequena margem de votos contra. A verdade é que como Lula ressurgiu, Bolsonaro também ressurgirá numa próxima eleição, porque a mídia não é a dona da verdade e o povo não sabe votar!

Goiânia, Goiás, 31-10-2022

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 31/10/2022
Reeditado em 31/10/2022
Código do texto: T7639816
Classificação de conteúdo: seguro