DOM CASMURRO: UMA REUNIÃO SOBRE O FUTURO

Peço licença ao leitor para dar um pulo. Não um pulo real, já que minha saúde não permite, ando mal do coração e qualquer esforço extra me faria estudar a geologia do campo santos ( gostaram da referência? Se você não entendeu, faça o favor de ler o capítulo 2 de Dom Casmurro).

 

Pois bem. Eu pulei o capítulo 2 de Dom ( vou passar a chamar assim o livro para fins economicidade de digitações, escrevo no celular neste momento) para ir escrever sobre o terceiro. Mas, não se preocupe,  eu voltarei no momento oportuno; é que eu o achei repleto de referência que merecem um melhor detalhamento. 

 

É no capítulo 3 que o Dom criança nos será apresentado. Seu nome?( Na verdade, seu apelido, já que seu nome verdadeiro só conheceremos lá mais adiante) O pequeno Bentinho.

 

Morador da rua Mata- Cavalos, o nome da sua mãe é D. Glória e na história, ela aparece conversando com um homem chamado Sr. José Dias (suponho que seja o diretor da escola onde Bentinho estuda, se minha suspeita se confirmar eu conto para você) ( Como eu havia explicado anteriormente, faz tempo que li Dom pela primeira vez, assim, já não me lembrava que era o Sr. José Dias.  Pronto! Ele não é professor de Bentinho; é um agregado da familia. Possuidor de um certo prestigo que o autor até designou um capítulo para ele e um outro senhor também está na conversa, o tio Cosme, que é tio de Bentinho, irmão de D. Glória. Completando os presentes, temos a prima Justina.

 

E pra que tanta gente? Para falar sobre o futuro do pequeno Bentinho. Para a mãe, a criança ( que não era mais tão bem uma criança, pois já tinha 15 anos, se bem que em 1857... devia mesmo ser uma criança, o equivalente a 5 anos nos dias de hoje, eu suponho, mas por outro lado, existiam jovens de 16 anosnque ja ganhavam a vida) já tinha um destino sólido e certo: ir ao seminário e se tornar um padre. Algo que na época era de grande prestígio social, muito bem lembrado pelo Sr. José Dias ( e que inclusive merece um texto a parte, que livro rico, cheio de referências históricas. Leia o livro, viu!!!!!

 

Mas, o Sr. José Dias, vislumbra um provável pequeno empecilho para a realização do sonho da mãe de Bentinho, na verdade, para o cumprimento da promessa: havia uma menina, "uma desmiolada", segundo o próprio Sr José Dias. Mas quem seria? A filha do Tartaruga, a menina da "gente do Pádua". E aqui, pela primeira vez, nos deparamos com ela. Uma das personagens mais icônicas da literatura brasileira. Se fosse uma atriz, teria sido entrevista por Jô Soares, que este ano foi conhecer a geologia do campo dos santos ( estou igual criança que vive repetindo a palavra vai nova que acabara de aprender). Estou falando dela. Nada mais, nada menos, do que Ca-pi-tu!

 

"Capitu?" D. Glória não acredita! Eles são, explica ao Sr. José Dias, amigos de infância. E ela só tem 14 anos." Esse diálogo é um resumo do que foi dito no texto, viu. Fiz isso para que você pudesse entender um pouco o que aconteceu na reunião entre os personagens já citados.

 

Aqui, teço um comentário. Rapaz... um menino de 15 e uma menina de 14, eu acho que, independente da época... A inocência não seria tão grande. Afinal, os hormônios sempre estão a flor da pela nesta idade; hoje, um pouco mais devido as comidas industrializadas, e aos transgênicos, mas... adolescentes é adolescentes.

 

A preocupação do Sr. José Paiva é de que um possível relacionando amoroso, mesmo que juvenil, venha interferir na ida do menino ao seminário.

 

D. Glória não ver nada de mais na amizade dos dois. Já tio Cosme questiona se realmente Bentinho tem que ir ao Seminário. E prima Justina não sabe nem o que está fazendo ali naquela reunião. Parece que ela estava passando pela porta da sala e D. Glória chamou de repente e ali ela está.

 

Talvez a sua função fosse dar um apoio moral a sua prima, como fez, abracando-a e acalentando-a, atordoada pela possibilidade de ter a sua promessa a Deus questionada por seu Irmão Cosme.

 

Mas, qual a causa dessa promessa feita por D. Glória? Ainda não sei, mas assim que souber, eu te conto.

 

Você também poderá gostar destes outros textos, basta clicar em cima:

 

01-DOM CASMURRO: Como tudo começou

 

02- DOM CASMURRO: UMA REUNIÃO SOBRE O FUTURO

 

03- DOM CASMURRO: A rua onde todos moravam

 

12-DOM CASMURRO: A inscrição

 

04- DOM CASMURRO: As armas do homem

 

05-DOM CASMURRO: FILHO DO HOMEM

 

06-DOM CASMURRO: CHAPEU DE HOMEM

 

07-DOM CASMURRO: Começar bem e acabar bem não era pouco

 

08- DOM CASMURRO: Bentinho mal tem 15 anos. Capitu e quatorze à semana passada

 

09- DOM CASMURRO: UNIVERSO PARALELO

 

10- DOM CASMURRO: UMA CÉLEBRE TARDE DE NOVEMBRO

 

11- DOM CASMURRO: Um dever amabilíssimo

 

12- DOM CASMURRO: A INSCRIÇÃO

 

13- DOM CASMURRO: AI VINDES OUTRA VEZ, INQUIETAS SOMBRAS?

George Barbalho
Enviado por George Barbalho em 25/10/2022
Reeditado em 11/02/2023
Código do texto: T7635340
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.