Igualdade de gêneros

 

A questão de gênero é assunto importante em qualquer lugar do mundo. Faz-se necessário planejar e sonhar um mundo diferente e mais justo onde homens e mulheres sejam felizes e mais autênticos consigo mesmos. Filhos e filhas devem ser criados de maneiras diferentes, mas com direitos e deveres iguais. Vai ser difícil? Vai. Mas não será impossível. Às meninas não devemos ensinar a “se diminuírem,” a se “encolherem” diante dos meninos. Não cabe mais dizer que o sucesso da mulher vai “emascular” o seu homem, o seu marido.

 

É engraçado falar de igualdade de gêneros. Será que já existe essa falada igualdade.de gênero? Será que ela funciona em nosso país? “Lugar de mulher é onde ela quiser.” Alguém já ouviu essa frase? Parece que estou ouvindo você aí me respondendo. Já. Claro que sim.

E você concorda com essa frase leitor ou leitora? Que homens e mulheres devem ter direitos e deveres iguais? Pois então, essa seria a base para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e discriminações. Mas será que essa igualdade tão desejada pelas mulheres desde as décadas de 20 e 30 quando lutavam por direito ao voto já foi alcançada em sua totalidade? Ou seja: a igualdade social entre homens e mulheres; a sexualidade e a saúde da mulher que entraram em pauta nas discussões políticas em 1970 estarão sendo respeitadas?

A luta por essa igualdade de gênero foi a grande marca para se constituir O Dia Internacional da mulher. Um dia instituído em homenagem às 130 mulheres que morreram queimadas na fábrica em que trabalhavam num ato totalmente desumano por reivindicarem melhores condições de trabalho, melhores salários e um tratamento digno. Que triste! As desigualdades entre os gêneros são vistas a toda hora nas mínimas coisas e situações do cotidiano. Ainda.

A começar pela família, quando se espera que as meninas e mulheres se encarreguem das tarefas domésticas enquanto os homens veem televisão, leem jornal ou apenas descansam. Não é verdade?

Mas isto precisa mudar. Já se pode ver a dissolução de valores antes tão arraigados na sociedade. A mulher está se libertando em diversos aspectos e agora o homem é que tem que acompanhar seu ritmo. Muita coisa já foi combatida e está mais do que na hora de se renovar as conquistas adquiridas pelas mulheres para que a sociedade possa evoluir. Mas acredito que essas conquistas serão pouco a pouco concedidas, pois ainda é recente tudo que vem acontecendo nos avanços em nossa sociedade

Um dia chegaremos lá? Quem sabe?

Homens e mulheres devem ser livres para fazer as suas escolhas e desenvolver as suas capacidades pessoais sem interferências ou limitação e estereótipos. O aspecto profissional é apenas um exemplo dos muitos existentes e que fazem com que o abismo da desigualdade entre os gêneros continue enorme. Pobre de nós que moramos no Brasil – país com a maior desigualdade entre os gêneros; onde a capacidade da mulher é questionada pelos homens levando-as a terem um salário muito inferior a eles, mesmo desempenhando papeis similares.

Este posicionamento faz com que uma grande parte das mulheres evite posições de liderança por se acharem incapazes de conciliar as tarefas de casa com as do trabalho e, muitas vezes, abrem mão até de promoções por acharem que seria muito estressante a conciliação entre o profissional e o pessoal. Infelizmente, esta luta parece não ter fim. Falta muito para se desconstruir a visão preconceituosa e estereotipada que está entranhada na nossa sociedade. Porém acredito que à mulher sempre caberá a função de ser mãe e muitas funções nunca deixarão de ser femininas pois é inerente a nós; são características próprias do nosso sexo, assim como, a sensibilidade, o instinto, o zelo, o carinho e o amor.

A mulher jamais deveria sofrer exclusão por ser mulher. Deverá sim, parar de se desculpar por ser feminina e exigir ser respeitada por sua feminilidade, por gostar de falar de política, de história, de novelas, por dar boas gargalhadas, por ser produtiva, por gostar de salto alto, por variar de batons e por ser feliz.

 

Texto de meu livro "Ensaio sobre a mulher contemporânea". Na amazon

 

LéiaXavier
Enviado por LéiaXavier em 05/10/2022
Reeditado em 16/07/2024
Código do texto: T7620984
Classificação de conteúdo: seguro