Quem sou eu.
Sou mãe, avó , professora e escritora. Sou uma mulher eclética, gosto de pintar, costurar, bordar, escrever e ler, ler muito.
Herdei de meu pai o gosto pela leitura. Ele era um amante do cinema; assistia regularmente a filmes e um leitor assíduo do Jornal do Comércio que circulava em Pernambuco. Sinto muitíssimo que ele não tenha vivido o bastante para ler minhas inúmeras crônicas e artigos publicados no Jornal da Paraíba e no Diário da Borborema no período em que fui colaboradora aqui em Campina Grande onde moro desde 1977, ao sair de Bezerros minha terra natal. Aqui continuei minha faculdade e formei-me em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba. Fui professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira por 25 anos e hoje encontro-me aposentada e dedicando meu tempo livre a ler, escrever, curtir a família e viajar.
Adentrei no universo das Letras em 2006 quando comecei escrevendo crônicas e artigos de opinião que foram publicadas em Jornais de Campina Grande; textos que me renderam “Retalhos de uma vida” meu primeiro livro. Nele conto minhas memórias teço reflexões sobre temas do cotidiano. Em 2009 nasce “A Saga de Sete mulheres” onde além de contos, crônicas e poemas o leitor se depara com memórias romanceadas da vida de sete irmãs. Um legado à minha família
Em 2014 comecei a esboçar meu terceiro livro. No cotidiano de minha vida, Entre um afazer e outro, observando o mundo e as pessoas ao meu redor, fui costurando as palavras na tentativa de criar um panorama onde pudesse expressar minas alegrias, sonhos tristezas, dúvidas e indignação diante das injustiças sociais que permeiam a vida. Nascendo assim, em 2017, o livro; Entre Uma coisa e outra.
Publiquei meu quarto livro Marcas de um tempo, em 2018, tomando emprestado de Machado de Assis a temática que ele usou em Memórias póstumas de Brás Cubas, em que a minha personagem, a narradora/ protagonista, deitada em seu esquife, em seu velório, faz uma retrospectiva de sua vida. Ansiosa que essa pandemia acabe pois terei a alegria de ver meu quinto livro pronto para ser publicado; Ensaio sobre a mulher contemporânea.
Começando um grande projeto como escritora nessa pandemia, o esboço de meu primeiro romance: Onde tudo é Passado.
valeriavandaxavierlgmail.com
@valériaxavier_autora
face- valériaxavier Léia