O Agricultor e a Bougainvillea Atropelada

Era primavera; como o Agricultor não cultivava trigo, numa certa tarde foi até a padaria para comprar pão. No seu caminho encontrou caído na rua um pequeno galho de Bougainvillea com algumas escoriações — a planta havia sido atropelada por uma, duas ou mais vezes.

A cena daquele galho de planta estendido, esquecido e ferido no asfalto tocou o coração do Agricultor, que o pegou, percebendo que ele ainda tinha seiva e vida.

— Bougainvillea, Bougainvillea, você consegue ouvir-me?

Não obteve nenhuma resposta, os ferimentos eram graves. Resolveu levar a planta ferida para sua casa e cuidar dela. O ramo atropelado foi colocado num saquinho com terra bem fértil e regado diariamente por algum tempo, e três meses depois estava cheio de brotos e pronto para ir para o campo, onde foi plantado em um local bastante ensolarado — as bougainvilleas amam o sol.

Dois invernos depois, numa manhã de sábado fria e ensolarada de sábado, enquanto cuidava de seus canteiros o Agricultor ouviu alguém chamá-lo...

— Agricultor, Agricultor...

O Agricultor achou que estivesse sozinho no campo, olhou para um lado e para outro e não viu ninguém, "deve ser minha imaginação", pensou ele enquanto voltava tranquilamente ao seu trabalho.

— Agricultor, Agricultor, você consegue ouvir-me?

— Quem está falando? — Questionou o Agricultor.

— Sou eu Agricultor, a Bougainvillea atropelada.

O Agricultor caminhou até a planta ali pertinho, e sentiu uma imensa alegria ao deparar-se com a mesma cheia de seiva e vigor.

— Louvado seja Deus Bougainvillea, você está simplesmente linda.

— Louvado seja Deus Agricultor — respondeu a pequenina Bougainvillea exibindo com humildade e simplicidade seu belíssimo vestido de gala vermelho.

— Está vestida para uma festa Bougainvillea?

— Sim Agricultor... meu vestido vermelho de gala expressa minha gratidão pela vida e pelo magnífico baile da primavera que se anuncia; obrigada por tudo.

— Não há de quê Bougainvillea, guarde a certeza de que bailaremos juntos quando a primavera chegar.

Agricultor Urbano
Enviado por Agricultor Urbano em 29/09/2022
Código do texto: T7616674
Classificação de conteúdo: seguro