O QUE FAZER AOS SETENTA ANOS?

O QUE FAZER AOS 70 ANOS?

Viagem, sim, para os lugares sonhados, que não serão necessariamente aqueles mais longínquos. Curtam filhos, netos, parentes queridos, amigos, amores e não se escravizem ao trabalho ou às fantasias do dinheiro abundante ou do prestígio. Ou você já conquistou ou não é mais prioridade. As relíquias literárias que legamos eventualmente são frases do ÁLBUM DO BEBÊ ou redações infantis. A vaidade nos compele a uma sessão de autógrafos, a um show de música ou recital, como se fosse foto elegante com roupa fashion em alguma divulgação midiática. Dentro de um mês ninguém mais lembra. Tome um chope com algum amigo e esquece o império consumista, que a alma agradece. Aliás, você é linda, afasta essa angústia, já que não compete na televisão ou em concurso de Miss. Não se iluda com seu empreendimento milionário ou grandioso: de repente, surge uma pandemia e você irá namorar forçosamente com a recuperação judicial ou a falência. Devagar e sempre é a melhor receita, salvo raras exceções. O Toque de Midas (Rei da Frigia) era muito seu e até virou maldição. Não é feio cultivar Musas e fantasias, mas elas têm de ter alguma vocação e sensibilidade, para que não seja uma tolice ou, quem sabe, um fiasco. Deixe o espírito navegar, como fizeram portugueses e espanhóis, que culminaram por estas bandas. Ao invés de barris de rum, tome sempre um bom vinho tinto. Tenha projetos de longo prazo, mas viva o agora. Com a intensidade possível, nem que seja para atravessar florestas, escalar montanhas ou pescar peixes ariscos. Cuidem bem dos cães, como se fossem parentes. Nem sempre consigo, mas a pessoa deve ser paciente e tolerante. Este texto também vale para os oitenta anos.