O FRIO



 
 
 
Chegou o inverno e com ele inevitavelmente veio o frio. O que é o frio? Alguns idiotas metidos a apaziguadores dizem que o frio é psicológico. Baita pilhéria.
Certa vez, numa pescaria em alto mar, um dos nossos amigos afirmou ao meu sobrinho Takeshi: o frio é psicológico. Se você não quiser não sente. Muito brincalhão, mas espirituoso o Takeshi respondeu na lata: vou colocar você num freezer de açougue à 10ºc abaixo de zero e depois de duas horas venha nos contar o que achou da sua psicologia.  Se é que antes não morreu de hipotonia.
Segundo o dicionário Aurélio, numa pesquisa no Google encontrei algumas definições de frio. Vejam:
Que expressa ou está com a temperatura baixa. Exemplo: sopa fria.
Estação em que a temperatura é mais baixa; o inverno: o frio está chegando.
Cuja temperatura é baixa; que expressa ou parece possuir uma temperatura mais baixa do que a corporal.
Desculpem-me a brincadeira, mas eu não posso deixar de registrar o estrago que a baixa temperatura faz aos menos favorecidos que perambulam pelas ruas, nas periferias, nas comunidades pobres das grandes metrópoles e mesmo em cidades médias do interior deste imenso Brasil. Vemos quase todos os dias nos boletins escritos, falados e televisados as mortes de cidadãos moradores de rua por causa do frio e por falta de assistência.
Queira Deus que em breve não tenhamos que presenciar mais essas notícias trágicas.