A verdadeira riqueza
“Não somos ricos pelo que possuímos, mas pelo que podemos viver sem”.
Immanuel Kant (1724- 1804)
Por Valéria Gurgel
Ao ler a frase desse filósofo prussiano, Immanuel Kant, primeiramente surge a sensação de ser algo totalmente paradoxal. Como podemos não ser ricos pelo que possuímos e sim pelo que podemos viver sem?
Mas a verdadeira riqueza realmente não está em nada de material que adquirimos. Porque nada podemos levar deste mundo a não ser as nossas virtudes, e entender isso é lucidez! Ter a consciência plena do que sejam estes verdadeiros valores que nada e ninguém possam nos tomar.
Os próprios textos bíblicos já veem desde muitos séculos nos advertindo: - “Não ajunteis tesouros na Terra onde a traça e a ferrugem consomem” […].
Isso não significa que não devamos adquirir bens! Até mesmo porque o dinheiro em mãos hábeis para executar boas ações é muito importante e necessário.
As máximas citadas só nos chamam a uma reflexão complexa e contundente. A riqueza maior e mais preciosa está no equilíbrio e na percepção para discernirmos o que basta! O que realmente nos é necessário. Entender o que é supérfluo para cada um de nós em um mundo tão consumista, é sabedoria.
Quando percebemos que podemos viver tranquilamente “sem” …Nos tornamos ricos! Sentimo-nos plenos. Somos invadidos por uma leveza, por uma paz interior, que nada dentro de nós nos cobra, nada nos impõe, nada nos compara, nada nos julga, nada nos condena, nada nos obriga a...
O poder viver “sem” Também nos remete a uma certeza de que é possível viver sem ódio, sem mágoa, sem inveja, sem desejos de vingança, sem preguiça, sem procrastinação, sem muitos sentimentos doentios que nada tem de positivo e nada auxilia em nosso crescimento.
A verdadeira riqueza é aquela que nos liberta das falsas necessidades!