DIA DOS BOBOS

Escrevo sobre tantos assuntos e efemérides, mas me dei conta que jamais o fiz sobre o Dia dos Bobos ou Dia da Mentira, 1º de abril. Talvez por achar que somos frequentemente bobos, o que a gente, às vezes, só se dá conta um tempo depois. De qualquer modo, a data merece registro. Nos meus tempos mais tenros, o 1º de abril não escapava da nossa diversão interiorana, às vezes só uma bobagem, outras, algum trote mais “cruel”, digamos. Era dia certo para apanhar incautos, para regozijo da piazada. Éramos bobos, mas alegres e criativos. “O Dia da Mentira, também conhecido como Dia das Mentiras, dia das petas, dia dos tolos (de abril), dia da gafe, ou dia dos bobos, é uma celebração anual em alguns países europeus e ocidentais, comemorada em 1 de abril, pregando partidas e espalhando boatos como formas de assinalar a data. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril. Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano se iniciaria a 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.”

Recolhi no GOOGLE estas interessantes informações históricas e estão bem de acordo com aquilo que habitualmente se fazia por estas bandas. Creio que hoje em dia é coisa sem graça e de pouco uso. Em tempos de FAKE NEWS e de seguidas descobertas de mentiras e enganações nas mais diversas áreas, só nos resta mesmo dizer que o passado passou e que o futuro é uma coisa ainda incerta. Seja como for, amanhã a mentira reina.