UM AMANHÃ DA TERCEIRA IDADE

Recentemente escrevi o núcleo deste texto, mas devo conferir-lhe maior dimensão. No fundo, trata-se de questão envolvente de prioridades existenciais: trabalho, civismo, dinheiro, poder, glória, saúde, vaidade e devoção profissional. Todos temas assaz importantes, que exigem nosso engajamento, de uma forma ou de outra. Sem relegar qualquer item, reforço minhas escolhas, que não sacrificaram e nem sacralizaram as demais. Abdiquei de todos os meios que não contemplassem o meu modo de ser. Enfim, dentro de poucos dias, oficialmente no dia 02 de março, completarei sete anos de aposentadoria absoluta. A questão merece digressões objetivas e filosóficas, digamos assim. Para os que açodadamente cogitam de vagabundagem pura e simples, informo que foram 50 anos de trabalho, até 68 anos de idade - o que muita gente não atinge. Agora, quando desisti do “basquete”, não foi para tentar ganhos extras ou para buscar ocupações laborais de qualquer ordem com o fito de fazer meu tempo render. Não. Acumulei alguns bens, valores e direitos necessários para uma vida digna e à altura do que desejava e só isto, nada de excepcional. O escopo principal foi o de não fazer mais nada formalmente obrigado. Liberdade, independência, individualidade e família. Quer dizer: basicamente lides domésticas, mulher, filhos, netinhos, parentes próximos, cachorrinhos e, sobretudo, leitura, filmes, eventuais viagens, litoral e serra, e muito escrever. Não será aos 75 anos que irei inventar a vacina contra a ignorância, ficar rico ou tornar-me um símbolo de charme. Certo glamour, se houve, é coisa de um passado distante, que não volta mais. Não significa que agora vista pijama ou não aprecie as muitas virtudes femininas, cerveja ao meio-dia e bom vinho tinto à noite. Às vezes, uma festa. Mas é extraordinário tirar uma sesta à tarde e dormir até além das dez horas da manhã. Precisa mais? Naturalmente que é uma opção pessoal, cada um com seu cada qual, respeito diferenças, mas nenhuma inveja do lado de cá. Ter uma família maravilhosa e excelentes amigos ajuda muito.