Personal Jesus
Na Cafeomancia, faz diferença a marca do café? Por exemplo, ao se usar café Pelé no lugar de Pilão, as chances de se acertar as previsões para o futuro, diminuem?
Minha mãe – que esteja descansando em paz – era viciadíssima em café e dizia que o Café Pilão era o melhor de todos, insubstituível. Gostava dele Preto, puro, bem adoçado, não passava um dia sem tomar no mínimo um copão cheio. Segundo ela, se não tomasse, a cabeça lhe doía. O café e a igreja eram sua droga. E, tivesse o oráculo dela, seu Personal Jesus, acertado nas previsões, cumpridos suas promessas, decerto ela ainda estaria por aqui, tomando seu sagrado cafezinho de todos os dias.
Não sou de consultar oráculos – não tenho um Jesus Pessoal como teve a minha mãe –, e acredito que mesmo no de Delfos – caso tivesse sido eu um cidadão grego na antiguidade clássica –, provavelmente não iria. E também, em todo caso, Sócrates, quando esteve por lá, já nos adiantou o essencial: foi considerado o homem mais sábio por admitir que só sabia que não sabia nada. O que mais preciso saber?