É PRECISO MUDAR OU COMPREENDER MELHOR

-No futebol: não pode haver impedimento por questões de mínimos centímetros, nem penalidades máximas de jogadas sem perigo de gol ou não escandalosamente faltosas. Ademais, mão na bola não é bola na mão.

- Não vou falar de política, administração pública e legislação em geral, pois há tanta coisa errada que dói. Só recentemente, por jornal, fiquei sabendo que churrasco de rua é proibido há 50 anos. Vão começar a fiscalizar, mas, com o preço da carne, acho que não haverá muito trabalho.

-Na educação infantil: criança não vive só para a diversão e o prazer; disciplina e eventuais castigos são necessários, os pais que se virem. Por outro lado, atrolhar os pequenos com temas de casa, obrigações e tarefas é de uma insensatez imensa para quem se propõe verdadeiramente a educar. Nem tanto ao mar, nem tanto a terra.

- Na vida social: a violência machista pode derivar da ausência, do mau exemplo ou negligência do pai. Mas pode, igualmente, derivar da condescendência da mãe, que passa a mão na cabeça do indivíduo potencialmente danoso desde sempre. E ainda: a parceria e a cumplicidade são o segredo das boas relações, com certo nível de tolerância, pelo que o egocentrismo avulta como inimigo maior. Ninguém é dono da verdade, príncipe ou princesa.

- Na Moral: os costumes mudam, a moda influencia, a mídia explora, mas nada substitui a correta e aberta orientação familiar. E cada um com seu cada qual.

No que tange a dinheiro, poder e fama: independência financeira é muito boa, mas às vezes é bem melhor abrir mão razoavelmente de recursos, vantagens e posição para uma vida tranqüila e feliz, sem a pressão do jogo de poder e de interesses alheios. Ser reconhecido é interessante, mas não ter de prestar contas para ninguém é mais ainda. Ninguém pode realmente ser feliz, se não caminhar com as próprias pernas. Num certo ponto da vida, a dependência costuma cobrar tributo bem alto. O poder é uma embriaguez cuja ressaca pode ser até mortal.