O Futuro 4.0
Você já se perguntou sobre a importância de debater com os jovens sobre as demandas exigidas pelo futuro? Pois eu já, e sempre que esse assunto emerge entre aqueles que em breve estarão no mercado de trabalho, surgem reflexões acerca da importância da qualificação e da inteligência digital. Por outro lado, o assunto “disponibilidade de vagas de emprego”, costuma aterrorizar os adolescentes em um primeiro momento.
Pensando nas inovações empregadas nos processos produtivos, há novos modos de organização, segurança e transparência que estão sendo implantados gradualmente no meio industrial. Mas será que esse setor é o único que deveria passar por transformações do porte 4.0? Imagine, saltos tecnológicos acompanhados por novos algoritmos de informação, Big Data, rastreabilidade, entre tantos outros termos… Tudo isso, em um país como o Brasil, depende sobretudo de uma mudança de mentalidade produtiva que se inicia com a educação de nossos jovens.
E aqui, voltamos novamente à pergunta inicial deste pequeno texto, retornamos aos jovens, àqueles cujo futuro em potencial se vincula fortemente com a ideia de transformar a tecnologia em colega de trabalho inseparável. Além disso, graças aos avanços na informática e na disponibilidade de internet acessível, muitos estudantes privilegiados puderam utilizar essas ferramentas como canal de acesso imprescindível aos estudos, durante a pandemia de Coronavírus.
O isolamento, de fato impôs restrições, mas na contrapartida desse discurso cansado que beira o pessimismo alienado nos destroços de uma crise, podemos identificar a saída tecnológica como a mais convidativa neste momento, encontrando oportunidades de evolução em meio às dificuldades impostas pelo meio. Você, pessoa jovem que está lendo esse texto, seja em relação à sua idade ou à sua mentalidade, é fruto de seu tempo. Tempo este que moldamos, mas também que exige adequações. Portanto, como afirmou Steve Jobs: “a tecnologia move o mundo”, nos apressemos em utilizar a tecnologia em favor dos valores humanos e de uma realidade mais justa.