O ENGAJAMENTO DA ESTUPIDEZ

Tenho notado que a estupidez sempre gera ibope nas redes sociais. Os comentários mais estapafúrdios, desprovidos de bom senso, que buscam um pré-sal do ridículo acabam sendo, muitas vezes os mais comentados de uma postagem na rede social.

Tem algum tempo que tenho refletido buscando entender qual é o impulso que leva a esta alta demanda de respostas para os comentários mais imbecis. Inicialmente eu acreditava que fosse algum tipo de impulso que decorresse de uma necessidade de não deixar o absurdo sem resposta, algo como “se a gente não responder isso passa a ser verdade”.

Porém a demanda de respostas costuma ser tão grande que essa teoria me pareceu insuficiente para responder, afinal de contas, se uma pessoa respondeu, está respondido.

Foi então que comecei a entender que o impulso mais forte que atua neste momento é o “olha lá um idiota comentando merda na rede social, vamos lá refutar as idiotices que ele tirou do whatsapp com argumentos.” É um instinto de prevalecimento que vigora nesta hora, a possibilidade de tripudiar de uma pessoa que claramente abandonou qualquer possibilidade dos neurônios fazerem uma sinapse.

É fácil de bater, costuma não entender ironia, o que torna tudo mais engraçado. Pessoas que acreditam que se elas tiverem um canhoto do próprio voto podem evitar ou até mesmo comprovar uma fraude. Convenhamos que não vale a pena desperdiçar pensamento lógico e racionalidade com quem defende essa ideia, tipo, a pessoa acha que se ter um canhoto do próprio evita fraude.

E faz como, chega alegação de fraude no TSE aí os mesários são convocados pra pegar os canhotos tudo de volta pra conferir?! Se a pessoa é tipo eu que não lembra onde guardou o comprovante? Meu voto vai contar como nulo na recontagem?! Esse é o tipo de pessoa que se dizem que tem pau pequeno exige recontagem...

Agora, voltando ao impulso, o grande ponto é este, a excitação intelectual que as pessoas sentem ao poder expor a ignorância do outro, desfiando seus mil e um argumentos cientificados, recheados de dados, dando um verniz de intelectualidade para algo que merece apenas escárnio e deboche. O tiozão fala que a terra é plana e a caixa de comentários vira um seminário da USP.

E o pior é que o astro é o terraplanista, que se sente importante porque teve inúmeras respostas pra imbecilidade que ele escreveu. Pra uma mentalidade formada através de uma lavagem cerebral perpetrada através de fakenews, o volume de respostas acaba tendo um efeito validador.

Na cabeça dele tá pipocando “pra tá toda essa gente me respondendo é porque eu disse algo muito foda”. Isso faz ele se sentir importante, alguém que detém uma grande verdade que querem calar. Então quando maior for o espancamento intelectual, mais as pessoas que batem se sentem satisfeitas de ter um judas para apedrejar.

E do lado desfavorecido intelectualmente, há apenas o reforço das ideias já pré-instaladas, gerando o sentimento de validação porque tem um monte de “esquerdopata” tentando “calar” esse grande portador da verdade suprema que lhe foi enviada por Deus através de um grupo no whatsapp.

Assim perpetua-se um eterno ciclo que longe de estabelecer qualquer diálogo, qualquer crescimento, apenas reforça a polaridade que há tempos está vigendo no país. Não se leva a sério este tipo de pessoa e seus discursos.

@oantonioguadalupe