EM CADA COMENTÁRIO UM PAU DE ARARA

Quantas vezes nos deparamos com comentários do tipo “fala de humor/música que é melhor”, na postagem de um músico ou comediante que se posiciona de forma contrária ao governo?

Quantas vezes tu, artista, lixeiro, poeta, carpinteiro, manicure, ser pensante, se deparou com a sentença “preferia quando não falava de política”, em alguma postagem crítica ao presidente?

Que tempos sombrios são estes, onde a plateia mais do que o seu direito de aplaudir ou vaiar a obra, vindica liberdade para sequestrar a opinião política de um artista?

Agora em cada caixa de comentário há um pau de arara para torturar a sensatez; do outro lado da tela se reproduzem censores tentando impor um cale-se a quem ouse atentar contra a imagem do imaculado.

Talvez a imagem que melhor descreva o pretenso autoritarismo dessa legião ruminante seja a de que as redes socais estão repletas de pequenos Quicos gritando “cale-se, cale-se, você me deixa louco!” a cada postagem que contraria sua fonte de informação: o whatsapp.

Esses comentários partem de pessoas que não compartilham um flyer de show ou live para ajudar ao artista do qual se diz amigo, mas para dizer que não deveria falar de política passam horas despejando ódio e print de fakenews na página alheia.

Cada dia sentem-se mais à vontade para entrar na página de um artista e com a maior empáfia do mundo dizer sobre o que deveria ou não falar, muitas vezes tentando desclassificar como artista aqueles que expressam a sua opinião política.

Há quem em nome do número de seguidores vá aceitando o seu silenciamento; há quem tente dialogar racionalmente com o ódio e a mentira por conta do seu espírito democrático.

Admiro quem se furta de bloquear a excluir essa gente das suas redes sociais, porém faço questão de não esquecer de que numa ditadura esse é o tipo de gente que vai fazer de tudo pra te jogar aos lobos e número de seguidores não garante lugar VIP no pau de arara.

Em tempos de discurso de ministro com citação de discurso nazista, de manifestações contra as instituições democráticas e uma tentativa constante de silenciamento ao artista crítico ao governo, sou forçado a lembrar da citação atribuída a Edgar Allan Poe "A melhor forma de esconder alguma coisa é deixá-la à vista de todos"...

@oantonioguadalupe