VOCÊ É MUITO IMPORTANTE?

Como outros tantos que iluminam o sistema planetário, com maior ou menor intensidade, já tive momentos solares - pequenos, mas efetivos - em mais de meio século de vida cósmica; foram ótimos, no mais positivo senso. Mas tudo se transforma no ciclo existencial, o que é imprescindível e inelutável. Fosse ainda sol, o calor me consumiria rapidamente e o sistema todo feneceria. Isto é uma coisa. Pode-se deixar de luzir, mas não se deve abdicar dos movimentos. Depois de cinquenta anos de trabalho ou de vida social ativa, o indivíduo, com a energia acumulada, pode preferir a sombra e a distância. Aliás, é bem melhor do que iluminar como lamparina, num esforço inútil de preservação. É importante saber bailar a música das estrelas, no caso, mais para tango não figurado ou bolero - discretamente. Ademais, quem já teve um dia luz própria, vai saber acendê-la invariavelmente, perante quem quer que seja, em qualquer circunstância. Os incautos ficarão eventualmente surpresos, mas é lição que o tempo ensina. Bem, no meu caso, aposentado há seis anos, tornei-me homem de lides domésticas, cuidador de cachorrinhos e obstinado escritor. Mas, não sendo profissional da escrita e nem frequentando a mídia, como no passado em alguns momentos, este ofício não é muito levado em conta. Parece apenas um “hobby”, distração, coisa que, para mim, é visceral, muito importante como prestação de serviço, ainda que de pouco alcance. Se desse um jeito de vender meus textos a cinquenta reais por mês, talvez considerassem um trabalho. Fico deveras surpreso quando alguns pensam que não faço nada no dia a dia, que sou pouco ou nada ocupado, que meu tempo é totalmente livre, até de pouca utilidade. O sujeito faz uma petição, um cálculo, julga um processo, dá um parecer, toma uma decisão banal, atende um cliente e já fica estafado, ainda que ganhe dinheiro. Eu, que leio, estudo e escrevo de graça, livremente, sou diferente? O que faz um poeta, um compositor, um músico, um lenhador de vinte anos de idade? E olha que nem tomo muito café preto!