PARAÍBA SIM SENHOR

Situada na Região Nordeste do Brasil, a Paraíba tem 56.585 Km2 de área. É limitada a Leste pelo Oceano Atlântico, a Oeste pelo estado do Ceará, ao Norte pelo estado do Rio Grande do Norte e ao Sul pelo estado de Pernambuco. De Norte a Sul e de Leste a Oeste do estado, vê-se a grandeza de seus valores. Que seja através das belezas naturais, ou através da sua cultura, ou da sua história, a pequenina Paraíba tem um invejável e valoroso potencial para o desenvolvimento do Nordeste e do Brasil. Conhecida pela braveza de seu povo expressa na resistência do sertanejo, testado e aprovado nas dificuldades vivenciadas na carniceira história da seca do Nordeste, dificuldades vencidas pela sabedoria do valente homem do campo, que entre mitos e lendas, tem sobrevivido, por receber as bênçãos divinas.

A Paraíba é berço maternal de influentes nomes como como Epitácio Pessoa (ex-presidente do Brasil), Pedro Américo (pintor famoso de obras como Independência ou Morte, A Batalha do Avaí, Tiradentes Esquartejado, Judite e Holofernes e tantos outros), Assis Chateaubriand (conhecido por ter fundado o Museu de Arte de São Paulo e trazido a Televisão para o Brasil), Celso Furtado (um dos economistas mais influentes da história latino-americana), além de escritores como Ariano Suassuna, Augusto dos Anjos, José Américo de Almeida, José Lins do Rêgo, Leandro Gomes de Barros, que é considerado pai da Literatura de Cordel, cultura reconhecida pelo IPHAN em 2018 como Patrimônio Imaterial do Brasil.

Banhada por 130 km de litoral, a Paraíba concentra um conjunto de praias urbanas e desertas que formam um exuberante colosso por suas belezas naturais. Onde podemos destacar cinco paraísos naturais.

A Ilha de Areia Vermelha, situada na frente da praia de Camboinha no Município de Cabedelo, litoral Norte na grande João Pessoa, PB. O local compreende um espaço excelente para banho, com piscinas naturais de águas azuis transparentes e conjunto de recifes de corais de encher os olhos, com a presença de diferentes espécies da fauna marinha. A exposição da ilha oscila de acordo com a tábua de marés e nas medidas de 0,4 m, é o momento mais propício para a visitação, o que dura cerca de 3h.

A Praia de Pitimbu, no litoral sul, que apresenta condições fantásticas para esportes aquáticos. É rodeada de coqueirais que serve de moldura para o verde azulado das águas transparentes.

A Praia do Sol, situada no litoral sul 30 Km da Capital João Pessoa, é considerada uma das belas é propicia para pesca artesanal. Está delimitada pelos Rio Gramame e Rio Mangabeira, com estuários de uma rica fauna marinha e fluvial.

A Praia de Carapibus, encanta pelas falésias de fantásticas formações rochosas e a conservação da mata nativa. A paisagem de tirar o fôlego é propícia para relaxamento, um verdadeiro antiestresse.

A Praia de Tambaba, é a primeira praia do Brasil que permitiu o naturalismo, protegida por lei municipal. Apresenta um encantador conjunto arquitetônico natural de formação de rochas ilhadas, rodeadas por águas cristalinas. É dividida em duas partes. Um lado dos nudistas e outro não nudistas.

No Litoral Note temos a Baía da Traição, praia que fica situa a 90km de João Pessoa, é um palco marcado pela História do Brasil, com a chegada dos portugueses em 1501, que aportaram no local querendo colonizar os índios potiguaras, onde houve batalhas sangrentas. No local existe uma das reservas indígenas do Brasil em excelente conservação, em que permanece a aldeia potiguar preservando os costumes, crenças e lendas do povo tupi.

Seguindo para o interior da Paraíba, nos deparamos com alguns importantes sítios arqueológicos, como as Itacoatiaras do Ingá, inscrições rupestres esculpidas por ancestrais nos enormes blocos de rocha em granito, as margens do Rio Ingá. Existe no local também um museu com um enorme acervo de fósseis da fauna pré-histórica encontrado naquele local que viveu na região. A área é tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional IPHAN, com visitação constante por turistas, historiadores, ufólogos, estudantes, paleontólogos e universidades do mundo todo. Até hoje não se descobriu nem o enigma das rochas, nem a origem das inscrições.

No Município paraibano de Cabaceiras, região geográfica de clima seco, no Cariri paraibano, terra do escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, encontra-se o Lajedo de Pai Mateus. Impressionantes formações rochosas, não encontradas em nenhum outro lugar da terra. O local foi palco de vários filmes e novelas e pelo forte cenário cinematográfico apresentado, tem escrito no alto da montanha: “ROLIUDE NORDESTINA”, em referência ao grande centro cinematográfico americano hollywood.

Seguindo para o alto sertão, a Oeste do estado, encontramos outro importante sítio arqueológico no Município de Sousa, denominado O Vale dos Dinossauros. Local é preservado e tombado pelo IPHAN, onde guarda no Vale do Rio do Peixe diversas gigantes pegadas de dinossauros e fósseis da fauna pré-histórica que viveram na região há milhões de anos atrás. O Local é bastante visitado por turistas e historiadores.

No setor agropecuário, a Paraíba é um dos maiores celeiros do país. Com destaque para o algodão. Sendo produtora exclusiva do algodão colorido e a maior produtora de abacaxi e de gado caprino do Brasil. É rica em produção de minérios, com destaque para minérios como a bentonita, a pedra calcária sendo também a maior produtora de sal do país. Nela encontra-se um dos maiores polos artesanais coureiro do país. É rica na produção de assessórios country e arreios para montaria.

Está situado na Paraíba, o ponto mais oriental das Américas, o Cabo Branco fica na Capital João Pessoa, PB que também é considerada a segunda cidade mais verde do mundo pela exuberância dos seus jardins botânicos em conservação de espécies nativas. Na chamada a Capital das Acácias, o sol brilha o ano inteiro. Tem um por do sol de causar inveja e pode ser contemplado de vários pontos do estado. Com destaque para o Por do Sol da Praia do Jacaré, em Cabedelo, que todos os dias ao som do Bolero de Ravel as margens do Rio Paraíba, se pode ouvir o sax de ouro do artista Jurandir Félix. É um momento de causar emoção a qualquer pessoa.

O maior São João do Mundo é realizado na cidade Campina Grande, PB e a Rainha da Borborema como é conhecida, realiza trinta dias deste empolgante evento que atrai turistas do mundo todo. Durante a noite, a festa fica por conta das atrações no Parque do Povo (área central de eventos) e o Sítio São João. Durante o dia o Trem do Forró faz a festa do povo num lindo passeio ferroviário entre Campina Grande e a cidade de Galante. Separadas por 20 km de distância, o trajeto é feito com um trem de passageiros, em cada carro vagão, viaja um trio de forró pé-de-serra, animando os turistas que se esbaldam ao som da sanfona, símbolo maior da música paraibana.

O grande celeiro artístico paraibano que impulsiona a cultura do Brasil, é de um alto nível de qualidade. A música é abrilhantada por nomes de peso como por exemplo, Zé Ramalho, Elba Ramalho, Chico César, Sérgio Lopes, Renata Arruda, Herbert Vianna, Jackson do Pandeiro, Tânia Alves, Geraldo Vandré, Vital Farias, Barros de Alencar, Roberta Miranda, Chico César, Flávio José, Capilé, Maurício Reis, o sanfoneiro fenomenal itabaianense Sivuca, Abdias dos oito Baixos, Amazan, entre outros.

Esta belíssima terra, muito dar orgulho aos seus filhos, por todas as riquezas que têm e o que representa para a cultura do seu povo. Orgulho-me em fazer parte dessa sábia e resistente gente e sempre a defenderei. Portanto, se me perguntarem sobre apontar um forte estado da federação brasileira, sem titubear responderei: Paraíba Sim Senhor!

João Pessoa 06 de dezembro de 2020.

Thiago Alves

Embaixador da Paz Mundial WPO/ Núcleo Paraíba-Brasil.

A Arte de Thiago Alves
Enviado por A Arte de Thiago Alves em 03/07/2021
Código do texto: T7292063
Classificação de conteúdo: seguro