O IMPRESSIONANTE PODER DA PALAVRA

Tenho me esforçado para conter meu grito de espanto, ao contemplar e refletir sobre a imensidão do poder da Palavra.

Eis que Ela está presente nos diversos momentos, desde os mais simples sussurros expressos por alguém, em murmúrios, lamentos ou confissões “a dois”, até a retórica arte dos mais eloquentes discursos que encantam plateias. Bem como nos alarmantes gritos de socorro, ou até mesmo nas propagandas das infindas afirmações de propostas. Lá está a presença dela, a poderosa Palavra.

Seja na Dialética filosófica do platonismo e do aristotelismo, ou na eloquente poética do analfabeto homem do campo, do meio aos extremos está presente a poderosa Palavra. Até na filosófica presença do “Todo” ou na inquietante ausência do “Nada”, também aí ela está.

O importante acervo léxico geolinguístico onde habita o poder da Palavra, tem sido transmitido à humanidade de geração em geração. Seja na ausência fonética substituída pela gesticulação e imagens, ou pela grafia da escrita. É Ela que traduz, o início, o meio e o fim dos projetos, ideias, pensamentos e decisões. Ali está ela, para definir e para selar os fins dos propósitos.

A Ciência não consegue evoluir um posso, sem a poderosa influência da Palavra. Pois é ela que se idealiza o planejamento para o desenvolvimento progressivo da humanidade e através dela os homens definem os processos das guerras e da paz.

É através da palavra dita pelo médico na sala de cirurgia, quando exclama: “Vamos tentar mais uma vez!” Que como se milagrosamente auxilia a manutenção dos sinais vitais e faz reanimar o paciente, que havia sofrido aquela parada cardíaca terminal.

Pela Palavra, a cultura tem atravessado gerações e através dela, conhecemos a história das civilizações. Pela Palavra, os Educadores alfabetizam “de palavra em palavra” cada criança da sociedade humana e através dela discorre todo o processo do Ensino Básico e Superior na vida acadêmica de uma pessoa. Pela Palavra, a tese do Doutorado é defendida e é por ela que a Banca examinadora aprova ou desaprova o doutorando.

É pelo poder da Palavra, que estendemos a mão em resposta para abençoar o mendigo, que verbalizou um pedido de ajuda para matar sua fome. Verbalizamos a Palavra, ao cumprimentar um amigo ou ao selar o fechamento de um negócio. Com ela, saudamos e nos despedimos dos entes queridos, amigos ou parentes nos diversos momentos da vida nos ambientes que vivenciamos. É com a Palavra que o psiquê traduz a linguagem do sentimento, quando durante a emoção a voz trava e o coração interpreta a expressão da lágrima que rola no rosto no momento do adeus.

Através da Palavra o policial dá a voz de prisão ao acusado. Pela Palavra o Juiz anuncia a sentença lavrada e através da palavra o advogado convence o Juiz por habeas corpus a libertar o réu.

Desde as juras de amor aos arrependimentos, seja no Sim ou Não, no selar das alianças matrimoniais ou no fim delas, está presente o poder da Palavra.

Foi pela palavra dita pelo Imperador D. Pedro I em 9 de janeiro de 1822, que este deu contraordem ao Rei de Portugal, quando ordenara que ele retornasse aquela nação, este pronunciou: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que eu fico!” Como também, este mesmo Imperador, em Sete de Setembro de 1822, às margens do Riacho Ipiranga em São Paulo, deu o impetuoso e importante brado: “Independência ou Morte!” Quebrando assim, a subordinação do Brasil ao reino de Portugal.

Na aplicação dos Estatutos e as Leis que defendem os Direitos Humanos, é a Palavra uma potente arma de defesa, que aparelha as diversas ações e diligências dos seus Altos Comissários e Embaixadores da Paz, distribuídos pelo mundo todo, que trabalham em favor do bem comum dos seres humanos, com aspirações para um futuro de liberdade e Paz.

Das grandes instituições e centros propulsores que utilizam o poderoso termo “A Palavra”, em aplicação para o exercício da paz e a comunhão entre os povos, o órgão de excelente atuação no uso da Palavra, destaca-se o World Parlament of Security and Peace WPO, com brilhante destaque pelo sucesso obtido em suas ações diretivas, para o bem comum da Humanidade.

A presença da Palavra é incontestável nas contendas e conciliações. Sem Ela as alianças jamais seriam fechadas. Sua eterna presença é evidente seja no pacto das trevas ou no dominante poder da Luz.

Amparada pelo reino do espírito, sua presença é incontestável em todas as crenças e na eficácia da Fé de todos os credos.

Nas Escrituras Sagradas que testificam a Fé cristã no Deus de Abraão, a Palavra é evidenciada, marcando presença em todo o contexto histórico, material e espiritual. No processo sinonímico representativo das Escrituras Sagradas sobre o Deus de Israel, em diversas traduções, a Palavra aparece como “O Verbo”.

Na poderosa afirmativa do Evangelho de Jesus Cristo segundo João, no Capítulo 1 os versos de 1 a 3 diz: “No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus, Ele estava no princípio com Deus. Todas as Coisas foram feitas por Ele e sem Ele, noda do que foi feitio se fez”.

Foi pela poderosa Palavra expressada por Jesus Cristo diante do túmulo de Lázaro que havia sido morto a quatro dias, dizendo: “Lázaro, vem para fora!” Que o defunto ressuscitou. Pela mesma Palavra diante de uma situação calamitosa numa tempestade em alto mar, Jesus caminhando sobre as águas enquanto socorria seus discípulos, disse a Pedro que duvidava: “Vem”! E Pedro também caminhou sobre o mar. E tantas outras ações de Fé realizadas através do impressionante poder da Palavra.

Foi pela Palavra dita por Jesus: “Eu vou para o Pai e eu volto para vos buscar”! Que temos a certeza de sua volta para nos levar com Ele.

De Gênesis a Apocalipse, as poderosas ações da Palavra, se fazem presentes nas diversas situações. Do Espírito ao Espírito, no que está escrito no livro Gênesis no capítulo 1, versos 2 e 3: “...O Espírito de Deus se movia sobre a face do abismo. E disse Deus: Haja luz! E houve luz”. Até o livro de Apocalipse, a começar no capítulo 2, verso 7 e continua, onde Deus através da Palavra, ordena por sete vezes a mesma expressão: “Quem tem ouvido ouça o que o Espírito diz as Igrejas”.

João Pessoa 04 de junho de 2021.

Dom Antonio Joaquim Alves (Thiago Alves)

Embaixador da Paz Mundial - Núcleo Paraíba, Brasil

World Parlament of Security and Peace WPO

A Arte de Thiago Alves
Enviado por A Arte de Thiago Alves em 03/07/2021
Código do texto: T7292048
Classificação de conteúdo: seguro