Roland Garros 2021 sem pandemia

Sou amante do esporte em geral. As modalidades esportivas que mais gosto são o futebol de campo e o tênis. O futebol eu acompanho desde o ano de 1969, quando morava na cidade de Anápolis, Goiás, e colecionava álbuns de figurinhas e assistia os jogos num radinho de pilha ou pela televisão em preto e branco. Lembro-me que sabia de cor a escalação da seleção de 1970.

O tênis é um esporte disputado no 1 contra 1 (simples) ou em duplas, dois contra dois, e jogado com uma pequena bola felpuda e uma raquete numa quadra com uma rede no centro, e em três pisos distintos, ou seja, grama, saibro e cimento. A partida é disputada ponto por ponto até a conquista de um game, e duração de 3 ou 5 sets.

Eu descobri o mundo do tênis na década de 80, e até cheguei a ser sócio de um clube de tênis, que não existe mais por falta de incentivo. A partir do ano de 2015 por meio da TV por paga por assinatura passei a assistir os principais torneios, que nunca passam na TV aberta. Tenho o privilégio de ver os melhores jogadores de todos os tempos em atuação, como Roger Federer, Rafael Nadal, Novak Djokovic e Serena Williams. Os meus tenistas favoritos são: Novak Djokovic, Alenxander Sverev, Serena Williams e Ashleigh Barty.

Entre os dias 24 de maio e 13 de junho de 2021, em meio a pandemia do novo Coronavírus foi realizado na cidade de Paris, França, o Grand Slam de Roland Garros, o mais tradicional torneio disputado no piso de saibro. Diferente do ano passado, foi permitido um público de 5 mil expectadores quase todos sem máscaras. (No Brasil devido aos lockdows sucessivos e sem resultados, todos os torneios foram cancelados).

Nas duplas femininas as campeãs foram Barbora Krejcoková e Katerina Siniaková, que venceram a dupla iga Swiatek e B. Mattek-Sands por 2 sets a 0, parciais 6-4 e 6-2. E nas duplas masculinas os campeões foram N. Mahut e P.H. Herbert que derrotaram a dupla Andrey Golubev e A. Bublik por 2 sets a 1, parciais 4-6, 7-6 e 6-4.

No simples feminino a campeão foi a Barbora Krejciková que venceu A. Pavlyuchenkova por 2 sets a 1, parciais de 6-1, 2-6 e 6-4. A tcheca de 25 anos Barbora Krejiková entra para a história de Roland Garros pelos dois títulos conquistas num mesmo torneio, o que não acontecia desde o ano de 2000. E no simples masculino o campeão foi Novak Djokovic que venceu Stefanos Tsitsipas por 3 sets a 2, com parciais de 6-7, 2-6, 6-3, 6-2 e 6-4. Uma partida em que perdia por 2 sets a 0 e parecia não reagir. Novak ainda venceu na semifinal o seu grande rival Rafael Nadal tido como favorito por vencer 13 vezes Roland Garros. Com a conquista, Novak chega a 19 títulos de Grand Slam e se aproxima de Roger Federer e Rafael Nadal com 20.

Goiânia, 14-06-2021

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 14/06/2021
Reeditado em 14/06/2021
Código do texto: T7278735
Classificação de conteúdo: seguro