c
saboresporaqui.com
Bolinho de feijão
saboresporaqui.com
Bolinho de feijão
Após um agendamento pela internet, estive há dois dias no Detran de Belo Horizonte, munida de todos os cuidados necessários desses dias atuais. Durante o pouco tempo que fiquei no corredor de entrada, observei uma mulher na calçada, suponho eu que seja quase uma septuagenária. Faziam-lhe companhia uma mesinha de madeira, duas bolsas antitérmicas, garrafas de café, copos descartáveis , potes plásticos recheados de guloseimas e o tão bem-vindo álcool em gel. Tudo impecável, desde a toalha florida que cobria a mesa às suas vestimentas. O sorriso escondido nos lábios pela máscara deu passagem ao sorriso mais bonito - o dos olhos. Vez por outra dizia: " -Olhe o café quentinho, queimadinha, bolinho de feijão! Entre um bolinho de feijão e um cafezinho, proseava-se amavelmente com os transeuntes como velhos e bons conhecidos. Esmiuçando meus pensamentos, deduzi que as chamas de seu ganha-pão acendem-se nas primeiras horas da matina , intensificando-se minha simpatia por essa brasileira invisível à maioria daqueles que se dizem representantes dessa nação.
Voltei para casa a pé e ao passar pela Praça da Liberdade, situada a poucos metros de onde eu estava, quis sentir o abraço das palmeiras imperiais, contemplar novamente os jardins, monumentos, bustos e o coreto, ah, como eu gosto dos coretos! O céu nublado não ofuscou as belíssimas curvas do Edifício Niemeyer, projetadas por esse Mestre de nossa arquitetura que nos deixou aos cento e quatro anos de idade. Diante de tantas vidas ceifadas, fiquei pensando nos valores e habilidades do ser humano no sentido mais amplo da palavra. Meus olhos encheram-se de admiração pela obra de Niemeyer e esses mesmos olhos encheram-se de encanto por aquela senhora com seu bolinho de feijão, seu cafezinho quentinho aromatizando a tão conhecida Avenida João Pinheiro, aqui em nosso cantinho mineiro.
Voltei para casa a pé e ao passar pela Praça da Liberdade, situada a poucos metros de onde eu estava, quis sentir o abraço das palmeiras imperiais, contemplar novamente os jardins, monumentos, bustos e o coreto, ah, como eu gosto dos coretos! O céu nublado não ofuscou as belíssimas curvas do Edifício Niemeyer, projetadas por esse Mestre de nossa arquitetura que nos deixou aos cento e quatro anos de idade. Diante de tantas vidas ceifadas, fiquei pensando nos valores e habilidades do ser humano no sentido mais amplo da palavra. Meus olhos encheram-se de admiração pela obra de Niemeyer e esses mesmos olhos encheram-se de encanto por aquela senhora com seu bolinho de feijão, seu cafezinho quentinho aromatizando a tão conhecida Avenida João Pinheiro, aqui em nosso cantinho mineiro.