A docilidade de Mãe

Existem os bons e os maus, no entanto, tomando Cristo e outros seres comuns como bons exemplos, um líder generoso servidor, é aquele que esclarece, auxilia e ensina, fazendo a tarefa.

Embora "irracionais", foi dado aos animais, a chamada "inteligência intuitiva"; e ao seu modo, necessidade e no momento oportuno, cada espécie faz uso dos "sentidos" que possui.

Ontem ao visitar uma cachoeira, encontrei na trilha 5 cabritos. Dois maiores de médio porte, uma cabra/mãe e mais dois lindos, brincalhões e saudáveis filhotes.

Ao ver a mãe que pastava na trilha, estaquei, afinal, o intruso alí era Eu. Ao notar-me, Ela parou de pastar, levantou a cabeça e fitou-me, olhos nos olhos, como quem pergunta: "quem é você, intruso; viestes atrapalhar minha vida"? Foi o que deduzi no seu olhar; ainda mais que fêmeas nesse estágio, estão em alerta constante. Qualquer coisa, atacar é a defesa.

Permaneci inerte. Para não me sentir culpado, prendi a respiração. Entre as espécies, silêncio é a primeira lei.

Sem arredar as patas do lugar, a mãe Cabra abaixou a cabeça, voltando a pastar. Permaneci quieto; silencioso.

Ela voltou me olhar, olhos nos olhos; em seguida, examinou os filhotes que estavam espamarrados na trilha, cerca de 1m dela.

Sensível e perceptiva, notando que estava tudo bem; e que Eu estava ali, apenas para contemplar a beleza da Natureza e aprender com Eles, definitivamente, abaixou a cabeça e voltou a pastar. Incontinenti, os filhotes levantaram da preguicinha matinal; e um deles, foi mamar.

Bem alimentada, mamãe Cabra estava com os 4 úberes lotados de leite, prontos para saciar-lhes a fome. Cena formidável, foi vê-lo espumar os cantos da boca de tanto sugar o leite cremoso e gorduroso.

Para não atrapalhá-los, o que faria Eu perder a confiabilidade por parte deles, dei a volta na touça de capim e segui caminho, rumo à cachoeira.

Em mais essa, aprendi que generosos e dóceis, são àqueles que respeitam e limitam-se ao ambiente que não o pertence; e mesmo pertencendo-o, o bom líder ensina as maneiras da boa relação entre os que adentram o mesmo habitat. O mesmo espaço; e logo-logo, com os ensinamentos dados, os filhotes estariam pastando livres, tal qual a desconfiada, porém, generosa, atenta e boa líder, mãe Cabra.

Mutável Gambiarreiro
Enviado por Mutável Gambiarreiro em 21/05/2021
Reeditado em 22/05/2021
Código do texto: T7260852
Classificação de conteúdo: seguro