19 de Março.

Dia de São José. Dia de plantar milho! Hoje é feriado na construção civil.

Meu pai nesse dias chegava na obra todo arrumado, perfumado e feliz.

Agia como se fosse seu aniversário. "São José era carpinteiro e eu também sou carpinteiro" falava sorrindo... Aproveitava a obra quase sem movimento pra revisar os projetos.

As salas da "administração" da obra eram separadas por meras folhas de compensado e eu o ouvia cantando Lupicínio Rodrigues e batucando na prancheta.

- O mestre hoje tá é feliz! - Alguém comentava.

- Eu sou devoto de São José! E continuava cantando:

"Mas aos beijos, caí em seus braços E pedi pra ficaaaar. Sabe o que se passou, Ele nos encontrou E agoraaaaa"

- Nessa aí ele é o Ricardão hein, painho?!!

- É! Nessa ele é o comilão! - E ele parava de cantar pra gargalhar...

Época boa, a da construção civil...

Dias de de São José já há uns tempos são dias de saudades, dias de lembranças...

Nesses tempos de morte, angústia e sofrimento até as lembranças boas são cinzentas, travosas e doídas...

Mas enquanto escrevo essas lembranças cai uma chuva suave na janela. Um bom presságio: "Se chove no dia de São José, é ano de fartura" dizem os antigos.

Então que assim seja.

Sigamos!

Nairson Luiz Santos
Enviado por Nairson Luiz Santos em 21/03/2021
Código do texto: T7212765
Classificação de conteúdo: seguro