ODEIO ORQUÍDEAS

Você vê uma orquídea, acha bonitinha e diz: “ bela orquídea” aí o especialista indignado rebate: “ Orquídia não, essa é uma “Phalaenopsis” e começa a transcorrer sobre as mais de 50 mil espécies existentes no mundo.

- Aquela alí, por exemplo” foi coletada por um cacique Ashaninca na margem esquerda do Rio Javari e ainda não foi classificada.

- Putz; então pode ser que tenhamos 50.001 espécies.

-Sim e ela vai se chamar “dendrobium ashanincae carolinae” em homenagem ao cacique e à minha mãe.

- Caraca!!! Parece até que não existem duas iguais em um orquidário.

Você conhece algum “flôr-de-cerófilo”?, algum hortenciófilo? ou margaridófilo? Pois é, eu só conheço orquidófilo.

Orquídea é metida a besta, não se mistura com outras flores, fica sempre lá em cima solitária dentro de vasinhos individuais.

Você ganha um desses vasinhos com uma flor na ponta de uma haste de mais de um metro que pra ficar em pé precisa ser amarrada em um arame.

Tá certo que o belo cacho de flores dura dias e até meses mas depois que a flor morre, você fica com aquele vasinho de plástico preto com uma bola de raízes dentro e não sabe o que fazer. Pesquisa na internet os tratos culturais, poda, rega, coloca adubo foliar específico e nada.

Espera mais de um ano e nada de florir novamente.

A maioria das pessoas joga aquela bucha no lixo e aproveita o vasinho pra plantar uma humilde maria-sem-vergonha

Você não; você vai e amarra aquela bucha em uma árvore na calçada da sua rua.

Ela fica então abandonada sem poda, adubação ou rega e supreendentemente dois anos depois a miserável floresce só pra te fazer raiva.

Agora fala sério, ela é ou não metida a besta? ODEIO ORQUÍDEAS

Wilson Pereira
Enviado por Wilson Pereira em 19/03/2021
Código do texto: T7210704
Classificação de conteúdo: seguro