A VIDA É BOA

Obviamente, o melhor de tudo é viver longamente com disposição e saúde. Mas isto é quase uma loteria, não acontece para todos. Vejo pessoas de noventa anos ou mais, com várias restrições físicas e biológicas da idade, vibrando com a vacina. Ou seja, viver é sempre bom, seja para os muito veteranos, seja para os que têm problemas mais sérios de saúde, deficientes físicos, paraplégicos, solitários, abandonados, sem teto ou seja lá como for. É que vida é milagre, esperança, grandes ou pequenos prazeres, a despeito de quaisquer limitações. Quantas pessoas carentes, deficientes, problemáticas, não são mais felizes do que alguns contemplados? Todos, enfim, desejam viver, alguns até para sempre. Assim sempre foi a humanidade, mesmo em pecado, pois acabamos expulsos do paraíso ao provar o fruto da árvore proibida. A vida só não é boa com sofrimento intenso e invencível. A morte não é problema para ninguém; ao contrário, é solução. Quem parte, vai sem qualquer problema a resolver. Os problemas sempre são para quem vive. Viver é ótimo, mas é constantemente um problema. Quando inexiste dor profunda e incurável, vive-se bem, de um jeito ou de outro. Há situações, portanto, em que é melhor a dissolução cósmica, mas são casos mais raros. Então, devo dizer que acho bacana o vivente centenário que valoriza mais o certo do que o duvidoso e defende com unhas e dentes o seu espaço planetário. É o milagre de estar no mundo.