O estímulo da impunidade

No Rio de Janeiro e em São Paulo quadrilhas de traficantes se matam pela posse de territórios. Há bairros inteiros em que é controlado o ir e vir dos moradores. Usam armas sofisticadas, sequestram, assaltam pessoas, bancos e carros-fortes. O pior que esse banditismo está se espalhando por outras cidades.

As estatísticas de crimes no Brasil repercutem no exterior. O turista, fonte de renda, vem diminuindo a cada dia. É hora de se mudar essa imagem negativa do País. No meu entender, uma das causas do aumento da criminalidade é a impunidade. Nossos governantes não têm investido na Justiça nem nas polícias. Na Justiça por falta de estrutura e de maior número de juízes, os processos se amontoam e as penas prescrevem.

Nas polícias, Civil e Militar, faltam homens, viaturas e armas modernas, motivos pelos quais perdem terreno para a marginalidade. E para completar não investem no sistema penitenciário. A maioria dos presídios obsoletos foi construída na década de 60. Estudos de criminologia comprovam que a superlotação de penitenciárias e casas de detenção traz a promiscuidade e recicla os criminosos.

(Texto de minha autoria publicado no Jornal O Popular, Goiânia, Goiás, em 03-05-1996, seção Cartas do Leitor)

Alonso Rodrigues Pimentel

Rio Verde – GO

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 26/02/2021
Código do texto: T7193391
Classificação de conteúdo: seguro