AO 2021 quase sem pandemia

O Australian Open é um dos 4 Grand Slams do tênis que acontece a cada ano. O AO é disputado em quadra dura no Melbourne Park, na cidade de Melbourne, no estado de Victória, na Austrália. É A 109ª edição de todos os tempos, e a 53ª da Era Aberta.

Melbourne é capital do estado de Victória e conta com população em torno de 5 milhões de habitantes. É a segunda cidade mais populosa da Austrália, atrás de Sidney, e está localizada

na baía natural de Port Phillip, próximo ao estuário do rio Yarra. É a cidade que mais cresce no país e principal centro de cultura e lazer. Por 7 anos consecutivos foi eleita pela revista The Economist como a melhor cidade para se viver no mundo. E pelo segundo ano seguido está na segunda colocação, atrás apenas de Viena, capital da Áustria.

Em meio a pandemia da Covid-19, a Federação de Tenis Australiana no dia 17 de dezembro de 2020 anunciou o adiamento do torneio de 18 de janeiro para 8 de fevereiro e término no dia 21, com a exigência de quarentena de 14 dias para os atletas, como precaução para evitar a propagação do novo coronavírus. Também foi anunciado um número limitado de 30 mil expectadores por dia. Devido a ocorrência de 5 novos casos no torneio, o Governo de Victória decreto o lockdown ou proibição total de torcedores nas arenas por 5 dias a partir do dia 12 a 17 de fevereiro. No dia 18, o público voltou a animar o torneio.

Conforme os atletas, a quarentena de 14 dias em que foram obrigados a ficar reclusos em hotéis, atrapalhou os seus rendimentos físicos e emocionais nas quadras, e, por conseguinte, houveram muitas contusões e desistências. O espanhol Rafael e o Nadal e sérvio Novak Djokovic que chegaram contundidos conseguir se recuperar durante a competição. Foi o torneio mais perto da normalidade em relação a pandemia com a presença do público mesmo com a recomendação de usar máscara. A maioria dos expectadores usou a máscara só para inglês ver, assim como aqui no Brasil.

Para mim o jogo mais emocionante do torneio foi entre Rafael Nadal e e o grego Stefanos Tsitsipas que durou 5 sets. Tsitsipas venceu depois de estar perdendo por 2 sets a 0. Mas, Tsitsipas não resistiu a regularidade do russo Danill Medvedev e perdeu na semifinal por 3 sets a 0. Lamentei a derrota da americana Serena Wiliams para a japonesa Naomi Osaka por 2 sets a 0. Torci para a Serena ganhar o torneio e se igualar a australiana Margaret Court, com 24 títulos de Grand Slams, mas não deu, ficou na semifinal. Serena sentiu muito a derrota, chorou e abandonou a entrevista.

A final do simples feminino foi no sábado (20-02), 05:30, horário de Brasília. E a japonesa nascida de pai haitiano e mãe japonesa, Naomi Osaka não deu chance a americana Jenifer Brady estreante em final, e venceu por 2 sets a 0, com parciais de 6-4 e 6-3. É o quarto título de Grand Slam de Naomi, que está se despontando como a nova rainha, e com apenas 23 anos, ainda tem muito a conquistar. O tempo dirá. É também a tenista mais bem paga no momento. No simples masculino, a final foi no domingo, 21-02, 05:30 horário de Brasília. E Novak Djokovic venceu o Danill Medvedev por 3 sets a 0, parciais 7-5, 6-2 e 6-2. Por ter vencido as últimas 3 partidas contra Djoko, Medvedev chegou como uma ameaça. Djokovic para chegar ao 9º título de Australian Open e 18º de Grand Slam, teve que aprimorar bastante o seu saque. Medvedev também está de parabéns por ser um bom jogador.

Goiânia, 21-02-2021

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 21/02/2021
Reeditado em 21/02/2021
Código do texto: T7189479
Classificação de conteúdo: seguro