CRÔNICAS DA CIDADE-10

MUSA ANTIGA

Foi à séculos.

Eu não me apercebia dos acontecimentos remotos.Havia uma Musa linda trocando as alianças no monte Olimpo,mudando definitivamente os tempos,as mentes e os templos verbais do mundo inteiro.

E todo o céu helênico em reverência contemplava a mudança,e as colunas do monte Olimpo olhavam assustadas para a nova Musa antiga,o monte Olimpo se arrepiava de tanta emoção e susto.

No meu mundo pretérito eu não tinha noção,eu não sabia nada sobre a nova Musa antiga que havia nascido em berço esplêndido naquele lugar cheio de lendas e mitos sobre o olhar azul turquesa do mar egeu.

Na minha vida só escrevi 'sonetos horriveis' ,envergonhando os papas do parnasianismo.Será que fui predestinado a poeternizar os momentos que não voltam mais em sonetos?! À sofrer as doces amarguras desta forma fixa que ninguém usa mais?!

Será que tenho que ser como os poetas mediocres e sentimentais,desesperadamente sem inspiração,que versejam sem versejar,mendigando um verso a própria sorte?

Não quero ser como aqueles anátemas poetinhas paraliticos da palavra,nem tampouco aqueles poetinhas controlados pelo sistema gramatical arcaico,muito menos por escrituras que se dizem 'sagrada'.

O que eu nao sabia,é que um dia,ardeu dentro de mim uma fascinação arrojada,então vi o código da Musa ser quebrada:Eu vi não mais o dessemelhante,mas o semelhante;eu vi nao mais o apartado,mas o próximo;vi além da linha entrelinha algo muito precioso.

Agora posso dizer sobre a Musa e a palavra:Fez-se vida,onde só havia morte;fez-se alivio,onde só havia dor;fez-se riso,onde só havia pranto;fez-se amor,onde só havia rangor;fez-se ferrari,onde só havia fusquinha.

Foi à séculos:Lá no monte Olimpo onde a minha Musa fez tudo para que eu nada fizesse.Hoje a minha Musa fala mal de mundos e fundos,de sandeus,de deus e até de deuses!Viva a Musa! Viva os poetas putos!

Joelson Gomes da Silva
Enviado por Joelson Gomes da Silva em 20/01/2021
Reeditado em 20/01/2021
Código do texto: T7164472
Classificação de conteúdo: seguro