Autores

Perfil

                                                                             APRESENTAÇÃO

 

Joelson Gomes da Silva nasceu em 03 de novembro de 1969, em João Pessoa-PB, onde reside desde então, “amo essa cidade e não troco ela por nada”, disse. Joelson é um poeta agnóstico e é escritor, filho dos pessoenses Maria Rosa de Oliveira, dona de casa e do funcionário público aposentado Joel Gomes da Silva. O escritor conta que teve uma infância comum, “Sempre gostei de ler e praticar esportes, atividades que mexessem com a mente e o corpo. Sempre fui uma criança ativa.”

Iniciou sua carreira como escritor em 1985, “Aconteceu de forma natural e gradativa. Descobri que tinha esse talento aos 17 anos. A partir daí não parei mais de escrever e ler. Mas, só em 1999 foi que publiquei meu primeiro livro. Ninguém da minha família sabia até então que eu escrevia, ficaram sabendo quando adquiri minha primeira máquina de escrever. Tenho até hoje sonetos e mais sonetos datilografados em cadernos artesanais”.

O escritor cita inspirações como Mário Quintana, Manuel Bandeira, Carlos Drummond e Augusto dos Anjos, “No início me inspirei nos sonetistas clássicos, depois abandonei e comecei a ler os modernistas e vanguardistas. Acredito que todo texto tem algo a dizer. Meus trabalhos em verso e prosa são simples, objetivos e claros. Tem muito humor, irreverência e ironia. Sempre com muita poeticidade e verdade”, declara Joelson.

Aos 29 anos, o escritor teve seu primeiro livro de poemas publicado, a obra foi patrocinada pela empresa que Joelson trabalhava na época, “tive a honra de ser prefaciado pelo poeta e amigo Aguiar Mendes”, lembra orgulhoso.

Como um de seus trabalhos marcantes, o escritor cita o lançamento do livro “Foi amando que aprendi a ser Poeta & outro poemas” em 1999, “esse trabalho me trouxe coisas boas e ruins. Após 20 anos, a minha poesia e a minha mente mudaram com a evolução do mundo em alguns aspectos”, disse o poeta.

Em 1998, Joelson Gomes foi premiado em 3°lugar no Concurso Literário do SESC de Campina Grande. O crítico Hildeberto Barbosa Filho citou o livro de poemas de Joelson Gomes na obra “Vocábulos & Veredas”, o Professor Amador Ribeiro Neto também o citou na obra “A Nova Poesia Contemporânea Paraibana”.

Em Agosto de 2021, o poeta e escritor Joelson publicou seu segundo livro, “O Evangelium Indescrente”, a obra tem uma temática ironica e critica a respeito da religião,tem poemas sensuais e politicos e finda com poemas metalinguistico o livro.