Amor surreal

No final da década de 90 morava na cidade de Rio Verde, Goiás, e frequentava a Primeira Igreja Batista, quando interessei em namorar uma moça loira, muito bonita, 19 anos mais nova do que eu, e sobrinha-neta do escritor Carmo Bernardes. Além de talentosa como cantora, era comunicativa e simpática. Certa vez o pastor disse a ela: Wanessa, por que você não se aproxima do Alonso? Não se iluda, o tempo passa. Não perca o tempo. Ela lhe respondeu: Ah, não! A nossa relação é surreal; preciso ter confiança.

Apesar do meu cortejo, ela me considerava como amigo. Às vezes, eu ia em sua casa, ou ela ligava para mim pedindo algum favor. Ela vendia bíblias e outros livros religiosos. Ainda tenho uma Bíblia que comprei dela com muito carinho. Eu gostava de vê-la cantar no coral da igreja e de fazer solo. Enfim, tratei com ela de trazer minha mãe de Goiânia, para visitar a igreja e conhecer os seus pais.

Quando chegamos em sua casa, ela nos viu e foi para o quarto. Ficamos na sala conversando com seus pais e sua irmã. Como ela estava demorando para voltar, a sua irmã mais velha e casada foi chamá-la para nos dar as boas-vindas. Ela chegou meio tímida, sentou-se distante e não disse uma palavra sequer. A sua mãe serviu-nos um café, e conversou com minha mãe que também era crente. Depois de um certo tempo, chegou a hora de nos despedirmos. Ela continuou com a sua timidez incomum em não sorrir.

Fiquei um pouco decepcionado com o seu modo de agir. A minha mãe com muita sabedoria me disse: Alonso, essa moça é muito frágil, não está preparada para uma vida a dois, precisa ser forte como um pé de bambu para não ser levada pelo vento ou circunstâncias da vida. Cuidado para não perder o seu tempo. Há outras moças prontas por aí, e você encontrará uma sem medo de amar e de ser feliz.

No ano 2000 foi transferido para a cidade de Santa Helena de Goiás, e devido à distância e falta de tempo decidi não mais a procurar. Talvez me faltara insistir um pouco mais em conquistá-la, já que tinha o apoio de sua família. Mas, segui a minha pobre intuição, e mais uma vez trocaria o certo pelo duvidoso. Fique sabendo pouco tempo depois que ela se casara e fora morar em Curitiba, capital do Paraná. Desejo a ela toda felicidade do mundo!

Goiânia, 10-12-2020

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 13/12/2020
Reeditado em 14/12/2020
Código do texto: T7134359
Classificação de conteúdo: seguro