Masters 1000 de Paris e a Covid-19

Paris é a capital da França, país da Europa Ocidental, e conta com uma população em torno de 2 milhões de habitantes, é cortada pelo rio Sena; é conhecida mundialmente pela Torre Eiffel, construída na entrada do Champ de Mars, com treliça de ferro, com 324 metros de altura, recorde da época, e inaugurada em 31 de março de 1889, na Exposição Universal, a Feira Mundial, que comemorava a Revolução Francesa. O nome Eiffel é uma homenagem ao projetista, engenheiro Gustave Eiffel, é o monumento mais visitado do mundo. É uma cidade linda e maravilhosa, sendo a oitava mais visitada do mundo, e a segunda da Europa, atrás de Londres. Por outro lado, é a segunda mais cara do mundo, depois de Singapura, na Ásia.

Paris também é conhecida com o cognome de cidade Luz ou cidade das luzes, por ser uma das primeiras cidades do mundo a ter as vias públicas iluminadas. O apelido vem desde o ano de 1667, quando o então tenente-general da Polícia Gilbert Nicolas decidiu iluminar as ruas e becos da cidade com lanternas e tochas, enquanto que os moradores eram incentivados a iluminar as janelas de suas casas com velas e lâmpadas a óleo. A cidade mantém o título por conter mais de 20 mil luzes na Torre Eiffel e manter avenida Champs-Elyséss com 1910 metros de extensão iluminada com pequenas lâmpadas.

Entre os dias 31 de outubro e 8 de novembro do ano em vigor, ocorreu em Paris o ATP Masters 1000, que devido a segunda onda do novo coronavírus estar ocorrendo na França, só foi possível ser realizado com os portões fechados e com rígidos protocolos de segurança e higienização, como uso de máscaras para todos os participantes, exceto para os jogadores e juízes de cadeira. Alguns atletas ranqueados se negaram a participar do torneio por receio da contaminação.

Nas duplas masculinas, o brasileiro Marcelo Melo e Kubot L foram derrotados na semifinal pela dupla H. Hurkacz e Félix Auger-Aliassime, por 2 sets a 1, parciais de 6-2, 1-6 e 10-5. Na decisão final H. Hurkacz e Félix Auger-Aliassime venceram os duplistas Bruno Soares, do Brasil, e Matec Pavic por 2 sets a 1, com parciais 6-7, 7-6 e 10-2. Soares e Pavic tiveram um match point a favor, mas não souberam aproveitar. Bruno Soares, 6 do ranking e Marcelo Melo, 7, vão representar o Brasil no ATP Finals de Londres.

No simples masculino, a decisão ocorreu entre Alexander Zverev e Daniil Medvedev. E Medvedev venceu por 2 sets a 1, com parciais 7-5, 4-6 e 1-6, e conquistou o seu terceiro título de Masters 1000. Foi o confronto da nova geração, que reuniu força, tática e técnica. Na semifinal, Alexander Zverev venceu Rafael Nadal por 2 sets a 0. Roger Federer, Rafael Nadal e Novak Djokovic terão que evoluírem ainda mais para não serem superados. O Masters 1000 de Paris também serviu para definir os 8 participantes do ATP Finals de Londres, nas duplas e no simples, que apresentará os campeões da temporada.

Goiânia, 10-11-2020

Alonso Rodrigues

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 11/11/2020
Reeditado em 13/11/2020
Código do texto: T7108984
Classificação de conteúdo: seguro